Embora o mel de abelha tenha milhares de anos de venirse usando para diferentes ocasiões, mesmo assim, este antigo remédio caseiro continua com tanta popularidade como antes e continua trazendo benefícios para a nossa vida nesta época moderna.
Benefícios do mel de abelha
Os benefícios do mel de abelha, não é um sabor rico. O mel de abelha é uma grande fonte de carboidratos que pode nos fornecer energia para o nosso corpo. É bastante conhecida por fazer pressão no nosso desempenho físico e ajuda a diminuir a fadiga dos atletas.
A quantidade de açúcar que ele contém jogar um papel importante para que possamos evitar a fadiga durante o exercício, esta é absorvida e levada para a corrente sanguínea e promove novas energias. Você sabe muito bem que a mel comparada com diferentes tipos de açúcar, contribui para impulsionar os níveis de açúcar no sangue.
Em seguida, vou mostrar-lhe alguns benefícios do mel..
Se você sente que não tem as energias para iniciar uma manhã com alegria, então adicionar um pouco de mel sobre uma torrada se faz sentir com mais calma durante o resto do dia, não se esqueça de optar por isso, se esse é o seu caso.
Se você perceber que seus filhos estão tendo dificuldades em acompanhar as atividades do colégio, então você pode ajudá-los a preparar uns sanduíches com manteiga de amendoim e mel, você pode fazer uma combinação ideal para eles, geralmente uma criança não rejeita a mel.
Se no próximo treino que tenha ou quando se sentir sem força para ir ao ginásio, uma colher de sopa de mel pode fazer com que revivas esses ânimos.
Ajuda o sistema imunológico
Entre os poderosos benefícios do mel, que para mim é o mais impressionante e o menos conhecido, é o de estimular o sistema imunológico. O mel contém propriedades anti-bacterianas e anti-oxidantes, as quais protegem o sistema digestivo a lutar contra as doenças e a efectuar uma melhor limpeza. Por isso é recomendável começar um novo dia com este reconstituinte.
Uma boa ideia para prepará-lo: Antes de sua primeira refeição do dia, misture uma colher de sopa de mel com suco de limão em uma xícara de água morna. Mistura simples e eficaz.
Aumenta a memória
Este néctar doce está carregado de excelentes antioxidantes que podem prevenir efetivamente as perdas no cérebro ou o dano celular. Um estudo que foi publicado no ano de 2011, mostrou que uma colher de sopa diária é mais do que suficiente para ajudar a memória de mulheres pós-menopausa, como se sabe, passado esta fase, as mulheres são mais propensas a sofrer um desgaste na memória, é por isso que muitas tomar suas pílulas receitadas pelo médico.
RECOMENDADO Para que serve a pimenta preta?
É usado para tratar feridas e queimaduras
É verdade que as propriedades do mel podem atuar a nível interno, mas não se esqueça que também são eficazes a nível externo. Estamos falando do que pode ser usada como um tratamento convencional para tratar queimaduras e feridas, uma excelente desinfecção.
Estudos descobriram que as pessoas que sofrem de úlceras e feridas em suas pernas mostraram excelente melhora depois de uma aplicação tópica de mel.
Para a ressaca
Quando você está com aquela incômoda sensação de chamada: ressaca, para neutralizar esses efeitos, o mel pode te ajudar. O mel é muito rica no paladar suave e o estômago e também contém açúcares, como frutose, que é bastante amigável para acelerar a oxidação do álcool que se encontra no fígado. Segue esta recomendação: 15 ml de mel com um pouco de suco de laranja e 80 ml de iogurte natural. Misturá-los bem até que possa ficar uma mistura agradável.
Para dor na garganta.
As mães de família sabem que quando os seus filhos têm uma dor de garganta ou tosse insuportável, um dos melhores companheiros para combater esta é a mel, não somente ajuda a aliviar isso, mas que as suas propriedades antimicrobianas ajudam a lutar com certas infecções.
Alguns cantores profissionais que já sabem disso e é por isso que tomam mel para aliviar as dores de garganta. Na verdade, muitos dos remédios para a tosse utilizam o mel como ingrediente principal.
Ajudar-Te-á com a insônia
Todo o mundo tem passado por uma noite não conseguir dormir, mas nada que um copo de leite quente com uma colher de sopa de mel não possa corrigir ou você pode preparar uma xícara de chá de seu sabor favorito com uma pequena colher de mel.
As propriedades do mel e a sua eliminação para a tosse
As propriedades do mel podem ser a cura definitiva para os resfriados comuns, e se você é mãe, você estará de acordo comigo, quando os seus filhos têm uma tosse persistente seus amigos e familiares se recomendam sempre a mel. Existem vários remédios caseiros para a tosse, pode encontrar uma vasta gama destes, com duas colheres de chá de mel que você pode vir a sentir um alívio.
RECOMENDADO Propriedades de abacaxi
De acordo com um estudo publicado na edição de 2012, que foi realizada em crianças de 1 a 5 anos de idade, notou-se que tosían com menos frequência, quando haviam recebido duas colheres de chá de mel antes de deitar-se.
Você terá um melhor alívio para as alergias
Os efeitos deste néctar contém efeitos anti-inflamatórios, o que faz pensar a muitos que é eficiente para reduzir certas alergias, pessoas que consomem mencionam que os seus benefícios são positivos com relação a este resultado.
Embora não existam estudos que avaliam esta eficácia, existem diferentes teorias a favor, o Dr. Matthew Brennecke, um médico naturopata menciona o seguinte: Este líquido contém pequenas quantidades de pólen, quando o corpo é exposto a elas, chega a disparar poderosos anticorpos para combatê-lo, com o passar do tempo o corpo se acostuma e libera menos histamina, o que nos dá como resultado menos alergia.
Curiosidades
As propriedades do mel são graças às abelhas, um delicioso néctar que vem das flores, mas que é passado por um processo de regurgitação e de evaporação.
Apesar de ter passado centenas de anos, a mel ainda é usado na medicina tradicional e ainda, muitos medicamentos para a tosse têm a mel como ingrediente principal, parece que estas pessoas conhecem de maravilha este recurso.
Os benefícios que nos fornece este líquido foram descobertos pelos romanos, gregos e islâmicos, embora se mencione que já se usava muito antes. Foi mencionada por grandes filósofos como Aristóxeno (320 a.c.) e Aristóteles (384-322 aC)
Embora os benefícios do mel são quase irrefutáveis, alguns pensam que são necessários mais estudos científicos para poder ser solicitado, mas para dizer a verdade, parece que alguns estudos nunca chegam a um acordo.
Se você é um leitor da Bíblia deve ter percebido que até dão recomendações de seu consumo, bem, é melhor começar a ver os benefícios que nos fornece.
O mel possui grandes níveis de monossacarídeos, glicose e frutose, nesta podemos encontrar 70 a 80 por cento de açúcar no sangue, como você pode perceber pelo sabor doce não pode apresentar uma queixa, o resto da sua composição fazem minerais e água.
Menciona-Se que tem propriedades antibacterianas e anti-sépticas. Hoje em dia, conseguimos achar que pode ser útil para tratar várias feridas crônicas.
Fonte de pesquisa
(1) http://ecoosfera.com/2014/03/1o-remedios-naturales-y-caseros-para-la-tos/
(2) http://www.reuters.com/article/2011/10/14/us-honey-memory-idUSTRE79D5LH20111014
(3) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19308800
(4) http://www.honey.com/honey-at-home/honeys-natural-benefits/nutrition-facts
(5) http://www.express.co.uk/life-style/health/32316/Healing-honey-helps-patients-survive-chemo
(6) http://www.mnn.com/health/allergies/photos/10-common-allergy-myths/local-honey-will-help
(7) http://www.mnn.com/food/healthy-eating/stories/what-are-salmonella-symptoms
(8) http://www.med.nyu.edu/content?ChunkIID=155289
(9) http://www.mnn.com/food/beverages/blogs/energy-and-sports-drinks-are-rotting-your-tooth-enamel-and-other-news-to-know
(10) http://www.mnn.com/lifestyle/natural-beauty-fashion/stories/got-dandruff-this-home-treatment-could-make-it-worse