A maioria de nós conhecemos os benefícios do chá vermelho e não apenas deste, mas de todos os tipos, em geral, suas propriedades são importantes para o nosso corpo, uma de tantas que são os antioxidantes.
O chá vermelho ao igual que os outros, não se presta muita atenção. Este chá também é conhecido como “rooibos” e ajuda-nos de diferentes maneiras, como a saúde do sistema imunológico, dores comuns, tais como: dores de cabeça, alergias, cólicas, dores de estômago, insônia, pressão alta.
O chá vermelho pode ajudar em grande forma para estas lesões. De acordo com algumas investigações, alimentos ricos em flavonóides, como: legumes, frutas, chocolate, vinho tinto e o chá vermelho nos dar grandes benefícios cardiovasculares.
O chá vermelho, tomá-lo como quiser
O chá pode tomar diferentes formas, tanto como pode ser frio pode ser quente. O chá quente é usado como calmante, chá frio é mais refrescante. Você não deve preocupar-se por não poder tomar um chá vermelho antes de dormir, porque, devido à ausência de cafeína esta é uma bebida maravilhosa para antes de dormir, as dores de garganta irritada, ou para aliviar a insônia.
O chá frio normalmente é utilizado em diferentes horas do dia, já que, embora tenha as mesmas propriedades como os benefícios antioxidantes, ou ajudá-lo a estar hidratado, não é muito distinto para antes de dormir. No entanto, também estimula o sistema imunológico, para nos proteger do frio ou diferentes doenças.
RECOMENDADO Propriedades da chancapiedra
Benefícios do chá vermelho para emagrecer
Os melhores e maiores benefícios do chá vermelho são as propriedades de emagrecimento, se bem não significa que tem a capacidade de neutralizar alimentos com alto nível calórico, traz grandes benefícios com uma dieta equilibrada.
Muitos mencionam que as bebidas quentes como o chá ajudam a perder gordura, pois estas fazem com que a gordura se desprenda de nosso corpo, enquanto que as bebidas frias fazem tudo o contrário, não se sabe se é uma verdade concreta. Algumas pessoas tomaram chá vermelho pu erh por um mês, fundido com uma dieta equilibrada e foram capazes de perder 3 quilos.
Chá vermelho para a pele
O chá vermelho ajuda em muito a melhorar a aparência da pele. Devido a que o chá vermelho contém zinco, é ideal para tratar problemas como o acne e casos relacionados, também têm diferentes apresentações, uma delas é em pó, que pode ser aplicado diretamente na pele para efeitos mais rápidos.
Fortalece os ossos
Estamos conscientes da grande necessidade do cálcio em nosso corpo, os ossos fortes e saudáveis não se mantêm, se não se lhes fornece minerais adequados, quando somos jovens, não nos preocupamos, mas quando estamos adultos a nossa cabeça começa a girar, para evitar isso, podemos nos alimentar corretamente e adicionar produtos ricos em cálcio e um desses é o chá vermelho. Algumas pessoas que são intolerantes à lactose podem tomar isso como uma alternativa. Já seja que se tome como uma bebida fria ou quente pode trazer os mesmos benefícios.
Curiosidades
Para uma tribo de bosquímanos da África do sul chamada “Khoisans” este chá é uma bebida com séculos de ser utilizada e chegou a ser descoberta pelos europeus em 1772 por um famoso botânico Carl Peter Thunberg, tempo depois, os colones holandeses viram o substituto ideal para o chá preto, que na época era um produto de alto valor.
RECOMENDADO Propriedades terapêuticas do noni e como se prepara
Para esta bebida nem tudo foi bom, já que no ano de 1930 teve tanto sucesso ao querer introduzir-se no mundo, mais bem terminou em um desastre e não foi por até 30 anos, depois que se deu a sua aceitação. Em 1968, uma mãe da áfrica do sul, descobriu que o chá poderia acalmar os desesperadoras cólicas do seu bebê. Em 1984, ganhou a atenção internacional quando o Japão começou a vender este chá como um produto que lutava contra o envelhecimento, algo que muitos acreditaram e outros acharam que era uma farsa.