O que é o manjericão?

O manjericão é famosa por seu aroma e sabor inconfundível, mas o que muitos não sabem é que esta magnífica planta “aromática”. Baseia-Se em centenas de propriedades favoráveis para a nossa saúde. É uma espécie muito popular na cozinha e que é usado na medicina alternativa para curar várias doenças.

Características de manjericão
O nome científico da manjericão é Ocium Basilicum Varo Crispum e acontece anualmente ou semestralmente de acordo com as condições ambientais. Têm folhas ásperas, finamente dentadas e ovais, seu caule é ereto e ramificado, e a planta pode medir até 50 cm nas flores brancas superior mostra mais ou menos comumente roxas.
Popularmente leva outros nomes, tais como: manjericão, manjericão perfumado, Basil-de-jardim, manjericão doce, manjericão, erva-doce, manjericão branco real, e muitos outros.
Já por séculos o manjericão é conhecida e utilizada por diversas culturas, para diversos fins, São místicas, religiosas, culinários, medicinais e têm características peculiares dos quais vamos falar um pouco melhor agora.

Propriedades de manjericão
As propriedades medicinais desta planta geralmente não são divulgadas, no entanto são muitas e vale a pena destacar algumas delas:
Combater o cansaço, depressão, enxaqueca e insônia
É antiespasmódico (suprimido da contração do tecido muscular liso, especialmente nos órgãos tubulares), digestivo, diurético e carminativo (eficaz no controle de gases)
A luta contra a falta de apetite, parasitas intestinais e dispepsias nervosas
Pode aumentar a secreção de leite nas mulheres grávidas
Diminuir os estados febris
Excelente para melhorar a irritações de pele
Eficaz no tratamento da laringite e faringite
Desinflama as úlceras orais e dores nos mamilos
Luta contra a acne
Tem analgésico, anti-séptico e cicatrizante
Além disso, são atribuídas propriedades afrodisíacas
Ativa o sistema imunológico
Trabalha contra as inflamações articulares do osso
RECOMENDADO Alimentos irritantes para o estômago
Como usar manjericão
Para poder desfrutar as maravilhosas propriedades desta planta é possível utilizá-lo em diferentes formas: infusões, decocções, cataplasmas, pomadas (medicina homeopática), tinturas, xaropes, pomadas, bálsamos, poeiras, sabões, cremes, seco ou doce (uso externo), ou como tempero em saladas, comida vegetariana, sopas, carnes, massas, molhos e ensopados (uso interno). Ele pode ser consumido com azeite, alho picado para todos os alimentos.
Cultivo de manjericão
Uma vantagem desta planta é que necessita de muito espaço para ter alguns ramos. O manjericão cresce abundantemente em vasos ou no solo, se você tem uma horta ou jardim, é importante que a planta receba sempre sol (6-8:0 de luz por dia), por isso é mais suscetível ao crescimento no verão. É importante mantê-lo “protegido” para reduzir as temperaturas durante o inverno.
Se quiser, pode cultivar esta planta, todo o processo é muito simples, basta semear diretamente em sua paga, naturalmente. Um dos segredos para manter a planta saudável é sempre cortar as flores para evitar que a mesma pare de crescer.

Sem dúvida, esta planta aromática tem maravilhosas propriedades e pode começar a usá-lo não só na cozinha, mas também na prevenção e luta contra as doenças mais comuns entre as que vamos delinear aqui.

Published