Benefícios do guaraná

O Guaraná é um arbusto cujo nome científico é Paullinia cupana. Esta prata é nativa da Amazônia. Mas, hoje podem ser encontrados em países como: Venezuela, Colômbia, Peru, Brasil, Argentina e Paraguai. Os frutos e, acima de tudo, as sementes desta planta apresentam um alto teor de cafeína, bem como alguns tipos de vitaminas.

Hoje se conhecem mais de perto muitos efeitos benéficos da guaraná. Uma de suas propriedades mais destacadas, é o uso desta como agente estimulante para o sistema nervoso. O que, se ultimamente sente que está com falta de energia, o guaraná pode ser uma boa opção se você consome em quantidades prudentes seus frutos ou sementes.
A chave para as propriedades que lhe conferem à guaraná está presente em suas sementes e seus derivados. É através destas partes específicas da prata, que são usados para fabricar bebidas e suplementos. No entanto, estudos demonstram que a maior concentração de cafeína esta planta está em suas sementes.

Agora, vamos detalhar de forma descritiva as propriedades que conferem ao consumo de sementes ou de frutos do guaraná:
Propriedades incríveis do guaraná
Potenciador de energia
O aumento da energia física ao consumir partes desta planta deve-se à forma como os nutrientes da guaraná afetam os receptores neuronais a nível do sistema nervoso central. Aumentando assim os estados de alerta e vigília.
Aumento de memória
Estudos científicos levados a cabo por diferentes universidades do mundo, têm demonstrado que o consumo regular e moderado de extratos de semente de guaraná estimulam e melhoram as funções cognitivas associadas à memória e, consequentemente, o aprendizado. Além disso, são relatados indícios que sugerem certas propriedades anti-depressivas, ao melhorar o estado de ânimo.
RECOMENDADO Para que serve o manjericão?
Prevenção de doenças neurodegenerativas
As chaves de esta razão estão em si mesma, sobre os efeitos da cafeína. E, pois, ao ser a cafeína é um dos produtos de maior concentração nas sementes desta planta, seus efeitos são observáveis. Estudos demonstram que em concentrações adequadas, a cafeína atua como agente protetor e estimulante das atividades neuronais, o que contribui para a saúde geral de neurônios.

Prevenção de doenças cardiovasculares
Os nutrientes da semente desta planta ajuda a manter ou promover a elasticidade das artérias. Além disso, foi descoberto que os fitonutrientes e outros antioxidantes desta planta ajudam a evitar a formação de substâncias inflamatórias e coágulos de sangue que podem causar graves danos ao sistema circulatório.

Outras propriedades:
Diurético: ao evitar a retenção de líquidos.
Propriedades analgésicas.
Acelerador do metabolismo.

Published