É uma ciência que combina as relações biológicas dos seres unicelulares com a mecânica e a tecnologia. A biotecnologia é baseado no estudo da biologia, microbiologia, genética, bioquímica, agronomia, virologia, engenharia, medicina e veterinária, para entender a mecânica dos micróbios e outros seres unicelulares.
Esta ciência tem amplas aplicações na agricultura, farmacologia, o tratamento dos resíduos e a ciência dos alimentos. Segundo a OCDE ou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a biotecnologia não é mais do que a aplicação dos princípios da ciência e da tecnologia para entender um adequado de materiais orgânicos e inorgânicos, com o fim de produzir um bem ou um serviço. Para conseguir entender os benefícios da biotecnologia é necessário conhecer as suas aplicações.
Aplicações da biotecnologia
Conta com uma grande quantidade de aplicações, apesar de, geralmente, ser classificados da seguinte forma:
Biotecnologia vermelha
É aquela utilizada para os processos médicos, ou seja, baseia-se na obtenção de antibióticos, vacinas, novos medicamentos, novas formas de diagnóstico molecular, terapias regenerativas e a aplicação da engenharia genética para curar doenças.
Biotecnologia branca
É aquela exclusivamente aplicada para melhorar os processos industriais, ou seja, estuda os microrganismos, com o fim de obter os melhores catalisadores, eliminar o uso de produtos químicos perigosos ou limpá-los de áreas de trabalho e a obtenção de novos materiais. Seu objetivo principal é o desenvolvimento de produtos biodegradáveis.
RECOMENDADO Benefícios da orinoterapia
Biotecnologia verde
É aquela especializada em melhoria de processos agrícolas. Conseguiu a obtenção de plantas transgênicas resistentes a terrenos e condições ambientais adversas, bem como resistentes a doenças e pragas. Esta biotecnologia baseia-se na obtenção de soluções agrícolas que não prejudiquem o meio ambiente.
Biotecnologia azul
É conhecida como a biotecnologia marinha. É o responsável pelo desenvolvimento da aquicultura, cuidados de criaturas marinhas, tratamento de águas e produção de alimentos derivados do mar.
Benefícios da biotecnologia
Agora que você conhece os campos de aplicação desta nova ciência pode compreender melhor os benefícios que traz para a humanidade e para o planeta:
Favorece a biorremediação e biodegradação, o primeiro termo se refere ao uso de microrganismos para o tratamento dos resíduos e o segundo termo refere-se à degradação natural de tais resíduos. A biotecnologia é o responsável pelo desenvolvimento de bactérias e microorganismos capazes de limpar o meio ambiente e do desenvolvimento de material de fácil degradação.
Aumenta o rendimento das culturas, permitindo obter os alimentos de forma eficiente. Reduz o número de colheitas perdidas no desenvolvimento de plantas resistentes a pragas e doenças.
Reduz o uso de pesticidas. As plantas melhoradas geneticamente não necessitam desses produtos para afastar os insetos.
Melhora a nutrição. Plantas e animais melhorados contêm vitaminas e proteínas extras, bem como menos alérgenos e toxinas.
Os vegetais e frutas têm melhor sabor e um tamanho maior.
Pode aumentar os benefícios das plantas e sementes de plantas cultivadas, isto é, a biotecnologia pode aumentar a quantidade de beta-caroteno e vitamina A em uma cenoura com o fim de compensar a cegueira noturna e doenças visuais em uma população ou incluir vitamina A em um alimento que originalmente não a continha, como o arroz.
RECOMENDADO Benefícios de um trabalhador
Estimula o desenvolvimento de novos materiais não poluentes e renováveis.
Permitirá solucionar os problemas alimentares da crescente população mundial e das zonas de difícil acesso ou com terras pobres para o cultivo.
Melhoria dos processos industriais e torna-os mais limpos e menos poluentes para os trabalhadores e o meio ambiente.
Desvantagens da biotecnologia
Ao aumentar e melhorar o rendimento dos cultivos ocorre um problema do tipo humano, por não ser necessária a mesma mão-de-obra que antes era um cultivo natural, isso aumenta o êxodo rural e o desemprego.
Para aplicar a biotecnologia requer investimento substancial de dinheiro na compra de sementes melhoradas geneticamente. Muitos agricultores não possuem os recursos para que suas produções vão se encontrar em desvantagem tecnológica para aqueles produtores que se podem aplicar a biotecnologia.
A alteração de certas espécies a nível genético pode nos deixar expostos à propagação de toxinas que antes não nos afetam.
Os alimentos transgênicos podem provocar em nossos corpos resistências aos antibióticos, já que contêm substâncias que os tornam resistentes às doenças. Estas substâncias entram em nossos corpos e vão habituando às nossas bactérias para combatê-las.
Pode provocar o desenvolvimento de novas bactérias e doenças.
As avaliações genéticas podem marginalizar as pessoas com os genes menos aptos ou com predisposição a doenças.