Propriedades da planta medicinal siempreviva

A siempreviva é uma planta medicinal, usada com frequência para tratar a faringite, cistite e pedras nos rins. Também é usado para tratar úlceras de estômago, cortes, feridas e picadas. É uma planta medicinal tradicional, com múltiplos usos para a saúde.

O que é a siempreviva?
O nome científico da siempreviva é Sempervivum. São um género de 30 espécies de plantas perenes suculentas da família Crassulaceae e crescem em roseta.
É originária das ilhas Canárias, Espanha. Cresce através das montanhas da península Ibérica, os Cárpatos, os Alpes, os Balcãs, as montanhas da Armênia, Turquia e Cáucaso.
As folhas de siempreviva têm um grande espessura, que têm a capacidade de armazenar água. Por esta razão, pode viver em lugares rochosos de sol, é uma das regiões alpinas e subalpinas.
A planta de siempreviva é muito resistente e popular no jardim. Necessitam de umidade moderada e proteção contra a exposição solar extrema.
Cresce diversos anos antes de poder florescer. A flor de siempreviva é hermafrodita, estas flores são primeiramente masculinas e, em seguida, femininas, mas, a fecundação é difícil. Podem ser flores vermelhas, amarelas, cor-de-rosa ou brancas.
Benefícios e propriedades da siempreviva

A planta de siempreviva é usada para preparar remédios naturais para vários sintomas. Entre os benefícios e aplicações da siempreviva temos:
Siempreviva para os olhos
É usado para tratar olhos irritados, para aliviar a vista quando há carnosidad nos olhos. Também é recomendável tirar os olhos quando se apresentam nuvens nos olhos.
Para tratar estes problemas se espreme a folha diretamente sobre eles.
Siempreviva para a faringite
Conta com ação anti-séptica que é muito útil para contribuir para a recuperação em casos de doenças que afetem a região.
Para os cálculos renais
É conhecido como litíase urinária e pos sua ação emoliente e diurética promove a produção de urina e tem a capacidade de suavizar os cálculos.
Siempreviva para cistite
Devido à sua ação anti-séptica e diurética tem a capacidade de combater as infecções urinárias, como cistite.
RECOMENDADO Propriedades do tepezcohuite tomado
Siempreviva para oligúria
A oligúria não é mais do que a pouca produção de urina. A siempreviva ajuda a produzir mais urina, devido à sua acção diurética. Você deve consumir bastante água para não deshidratarte.
Para feridas e picadas
É usado para tratar úlceras de estômago, cortes, sabañones, feridas, picadas e queimaduras. Pode tratar tudo isso graças às suas propriedades anti-sépticas e adstringentes e anti-inflamatórias. Dessa forma, você pode eliminar microorganismos que podem contaminar a área, que fomentarão a reparação e cicatrização dos tecidos.
Para a mulher
É ideal para tratar a amenorréia ou falta de menstruação e a dismenorréia é a regra dolorosa. A siempreviva estimula a menstruação e diminui ou atenua as dores associadas ao período menstrual.
Para o tratamento da enterocolite
A enterocolite é a inflamação do intestino delgado e do cólon. Tem uma acção anti-inflamatória, anti-séptica e adstringente permitem desinflamar a mucosa do intestino, destrói os microrganismos patogénicos e combate a diarreia.

Para tratar as hemorróidas
Tem um efeito adstringente que único às suas propriedades anti-inflamatórias favorece a redução e a cicatrização das hemorróidas.
Para aliviar a otite
Em algumas áreas rurais é recomendável para tratar infecções do ouvido, devido à sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória.
Para as verrugas
É muito eficaz para eliminar as verrugas. É um dos remédios naturais mais utilizados nestes casos.
Cosméticos caseiros
Emprega-Se o suco das folhas de siempreviva para máscaras e cremes reparadoras da pele. Isto se deve a que tem um efeito suavizante e elimina facilmente o acne, as impurezas e acelera a cicatrização.
Princípios activos de Siempreviva
Os princípios ativos são substâncias que conferem a esta planta medicinal suas propriedades.
Entre os princípios ativos desta planta temos taninos, flavonóides, resinas, ácidos orgânicos (málico, fórmico e isocítrico), alcalóides e mucilagem. Estes lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, emenagogas, diuréticas, vulnerarias, emolientes e adstringentes.
Consome-Se a tomar o suco das folhas da planta fresca ou em infusão e externamente em banhos, lavagens e cataplasmas.
Aplicações do óleo essencial siempreviva
O óleo essencial de siempreviva é um preparado medicinal que você pode misturar e usar em casa para desfrutar de diversos benefícios.
Este óleo tem propriedades:
Anestésicos.
Antibacterianas.
Anticoagulantes.
Anti-inflamatórias.
Antivirais.
Cicatrizantes.
Estimulantes.
Regenerador celular.
Por esta razão, você pode usar o óleo de siempreviva como um regenerador da pele, calmante para doenças de pele, cicatrizar feridas na pele, anticoagulante em hematomas e inchaços, e para estimular a circulação sanguínea para tratar varizes.
RECOMENDADO Efeitos e benefícios da zarzaparrilla
Também estimula a circulação linfática através da retenção de líquidos.
Alivia o estresse e o nervosismo.
Para aliviar a fadiga mental só basta inalar o aroma, diretamente do recipiente.
Siempreviva e mel de trevo para miomas e cistos
Para desfrutar do remédio natural mais eficaz contra miomas e cistos necessita:
300 gramas de folhas completas de siempreviva amarela ou maior.
500 gramas de mel de trevo de alta qualidade.
Preparação:
Lave as folhas e sécalas com um pano macio. Trituração das folhas e adicione o mel, a mistura até obter uma substância homogênea.
Despeje em um pote, feche a tampa e envolve-o em papel escuro. Almacénalo na geladeira, longe da luz por 7 dias.
Remova a mistura 2 ou 3 vezes durante esses 7 dias.
Tomar três vezes ao dia uma colher de sopa. A primeira, com o estômago vazio, a segunda entre o almoço e o jantar devem ter passado 2 horas depois do almoço. A última colher de sopa você deve tomar antes de deitar.
O tempo de tratamento varia de acordo com os miomas e cistos. Os cistos menores desaparecem em 20 dias, mas os miomas maiores podem levar até 3 meses. Quando notes que o fibroma é reduzido depois de três meses, faz uma pausa de 2 semanas e continua o tratamento por mais 3 meses.

Contra-indicações
No caso do óleo de siempreviva, evite aplicá-lo diretamente sobre a pele, você deve diluir com óleos vegetais, shampoo, argila, entre outros.
Você não deve consumir o óleo de siempreviva, se o consumo tomar uma colher de sopa de azeite e vai ao hospital.
Não deixe ao alcance de crianças e verifique sempre qualquer reacção da pele e possíveis alergias.
Não deixar ao alcance de crianças
Usá-lo sempre com o cuidado de verificar a reacção da pele e as possíveis alergias
No caso da infusão, os efeitos secundários são raros e de intensidade leve. Pode ser laxante e diurética.
Não é recomendado para pessoas alérgicas, grávidas, em período de amamentação ou para diabéticos.
Fontes:
(1) https://es.wikipedia.org/wiki/Sempervivum
(2) http://www.ecoagricultor.com/la-siempreviva-mayor-un-remedio-natural-para-la-faringitis-la-cistitis-los-calculos-renales-o-la-conjuntivitis/
(3) http://ntrzacatecas.com/2014/02/16/estudia-uaz-bondades-de-siempreviva-para-problemas-oculares/
(4) http://www.medicinatradicionalmexicana.unam.mx/monografia.php?l=3

Published