Durante os pelo menos 48 meses, ou dois anos, em que o aluno estiver cursando a graduação em Ciências da Computação EAD, será introduzido a uma série de disciplinas que o deixarão pronto para sair da faculdade e ingressar no mercado de trabalho. Entre eles é possível citar Tendências de Mercado em TI, Negócios Eletrônicos, Linguagens e Paradigmas de Programação, Técnicas de Programação, Qualidade de Usabilidade de Softwares, Algoritmos e Programação, Desenvolvimento de Softwares para WEB, Computação para Dispositivos Móveis, e muitos outros.
Mas você deve estar se perguntando: onde poderei trabalhar após me tornar um Cientista da Computação? Fique tranquilo, pois a partir de agora falaremos mais sobre as oportunidades que estarão à sua espera após formado. E desde já adiantamos, trata-se de uma profissão que movimenta muitas contratações, uma vez que é fundamental nos dias de hoje em qualquer empresa, e as chances de outro profissional, que não o Cientista da Computação, façam o trabalho são muito baixas, uma vez que das ramificações dentro da área de TI, essa é a que exige maior conhecimento teórico.
Quem conquista o diploma no curso de Ciência da Computação adquire grande conhecimento a respeito do funcionamento da computação, por isso tem maior facilidade com programação avançada e desenvolvimento de sistemas. Por isso a capacidade de atuar em vários campos, desde a criação de algoritmos, passando pelo desenvolvimento de sistemas de computadores, chegando até a administração de ambientes e recursos computacionais.
Com base nisso, o Cientista da Computação poderá atuar desenvolvimento de softwares, que venham a contribuir com a tecnologia da organização. Essa criação pode acontecer seja o profissional sendo profissional da própria empresa ou oferecendo seu serviço de forma autônoma. No caso da segunda opção, isso leva a mais uma possibilidade de atuação, ou seja, o treinamento dos funcionários para que aprendam a utilizar o software criado. Quem se forma na faculdade de Ciência da Computação a distância pode se tornar também um consultor ou um professor.
Pode acreditar, oportunidades ligadas a Tecnologia da Informação seguem sendo muito frequentes, e mesmo que enfrentemos crises econômicas, a tendência é que sigam existindo, pois nos profissionais dessa área pode estar o caminho para que uma empresa se sustente, tendo como grande auxiliador a tecnologia.
Mas não nos limitemos apenas à iniciativa privada, pois os Cientistas da Informação também têm excelentes vagas à sua espera nos órgãos públicos. Mas para isso, claro, é necessário além do diploma, ser aprovado em concurso. Não grande incidência de ofertas específicas para quem se forma em Ciência da Computação, mas o fato de ter essa formação abre o leque para que se candidate a qualquer cargo que tenha como exigência graduação na área de TI. E os salários para os aprovados são daqueles de encher os olhos. Há casos onde é possível ganhar inicialmente mais de R$ 9 mil. Portanto, esse é um caminho que também pode ser pensado com carinho.
Sabendo tudo sobre Tecnologia da Informação, e isso você conseguirá ao fazer um curso de Ciência da Computação EAD, pode ter certeza, o mercado de trabalho sempre estará de portas abertas à sua espera.