Como combater o estresse durante a pandemia?

imagem mulher estressada com a mão na cabeça

A pandemia causou um impacto emocional grande na população, provocando estresse de maneira contínua. Isto é um grave problema, porque tensões prolongadas prejudicam a qualidade de vida e podem aumentar o risco de contrair doenças.

Mas, saiba que existem maneiras de combater estresse e garantir um pouco mais de tranquilidade, principalmente em meio à turbulência provocada pela pandemia. Veja, aqui, o que fazer!

 

Por que é importante combater o estresse?

O estresse, principalmente quando acontece de forma contínua, pode aumentar o risco de desenvolver doenças como as cardiovasculares, câncer, Alzheimer, depressão e diabetes.

Além disso, o estresse mental crônico contribui para uma maior inflamação do organismo, tem um papel importante no agravamento de problemas e aumenta o nível de cortisol no corpo.

Quando o cortisol está alto, há uma maior propensão a ter níveis de glicose altos no sangue. Além disso, há uma maior facilidade para ganhar peso, ocorre um aumento do apetite e problemas gastrointestinais.

Paralelamente, os níveis de cortisol altos no organismo podem provocar hipertensão e desestabilizar o sistema imunológico, tornando a pessoa mais suscetível à contração de doenças simples, como os resfriados.

Há, ainda, outros impactos negativos como a queda de cabelo, insônia e fadiga de forma constante, prejudicando o desempenho em atividades básicas do dia a dia.

 

Como lidar com o estresse

Está buscando formas de como lidar com o estresse? Então, confira as dicas que separamos, pensando em combater esse problema de forma natural:

 

Durma melhor

Dormir em meio a uma situação de estresse pode parecer uma missão impossível, mas o sono é uma das melhores formas de combater esse problema.

É durante o sono que o corpo retoma suas energias, além de realizar processos essenciais, como o de fixação da memória. Além disso, dormir ajuda a reduzir os níveis de cortisol no organismo.

O ideal é dormir de seis a oito horas para conseguir ter um descanso profundo e efetivo contra o estresse. Caso não tenha o costume de dormir tudo isso, tente fazer duas sonecas de 30 minutos, uma de manhã e outra de tarde.

 

Pratique exercícios físicos regularmente

A prática de atividades físicas de maneira regular é uma excelente forma de controlar o estresse, ter sensação de bem-estar e fortalecer o sistema imunológico.

Os exercícios, especialmente os aeróbicos, aumentam os níveis de endorfinas no corpo, substâncias que atuam nos receptores opiáceos do cérebro reduzindo dor e dando sensação de prazer.

Além disso, também diminuem a quantidade de hormônios do estresse do organismo, como o cortisol e a adrenalina, protegendo sua saúde.

Recomenda-se fazer exercícios três vezes por semana, no mínimo. Tente encontrar uma atividade física que gosta, começando por ela para não correr o risco de desistir de se exercitar nos primeiros dias.

 

Cuide de sua alimentação

Alimentar-se saudavelmente é uma das principais formas de combater estresse naturalmente. O motivo disso é simples: existem alimentos com nutrientes que ajudam a reduzir o estresse.

Entre eles, destaque para peixes como a sardinha, arenque e salmão, que são fontes de ácidos graxos ômega-3. Outros ótimos exemplos são os alimentos ricos em vitamina C, que diminuem o estresse e, de quebra, a pressão arterial.

Já os alimentos fermentados têm bactérias amigas do organismo, os chamados probióticos, que contribuem para a redução do estresse e de níveis do cortisol no organismo.

Há outros cuidados que funcionam muito bem para reduzir o estresse: não fazer dietas restritivas e reduzir ao máximo, se possível eliminar, o consumo de cafeína.

As dietas restritivas contribuem para o aumento dos níveis de cortisol no organismo. A cafeína, por sua vez, é um estimulante natural e pode intensificar os sintomas do estresse e ansiedade no corpo.

 

Faça terapias complementares

As terapias complementares são aliadas porque permitem ter consciência corporal, identificando sinais de estresse para adotar medidas para combatê-lo.

Entre as principais terapias complementares, destaque para a meditação, ioga, alongamento, acupuntura, técnicas de respiração e relaxamento.

 

Tenha um hobby

O hobby é interessante porque ajuda a distrair a mente do tema que provoca o estresse, conseguindo bloquear, ainda que momentaneamente, o que está acontecendo de ruim.

Há diversos hobbies nos quais você pode investir, como cozinhar, ler, pintar quadros, fazer artesanato, tocar um instrumento, enfim, algo que seja prazeroso e que lhe distraia em situações de estresse.

 

Busque apoio

Para algumas pessoas, uma das melhores formas de evitar estresse é buscar apoio de familiares ou amigos, porque conexões sociais ajudam a relaxar e se distrair. Por isso, recorra a eles quando estiver em meio a uma crise.

Se achar que isso não é suficiente, também existe a possibilidade de realizar terapia com um psicólogo, o que contribuirá para lidar melhor com problemas e estresse.

 

Use suplementos antiestresse

Os suplementos antiestresse são perfeitos para ter um suporte extra no dia a dia, uma vez que ajudam a reduzir sintomas de maneira natural. Entre os principais, destaque para o Mulungu e Lactobacillus Helveticus.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *