Hoje em dia começam a ser utilizados produtos ecológicos na hora de fabricar alimentos processados. A continua a preocupação com a nossa saúde e a preservação do planeta levam os pesquisadores a encontrar novas formas de conservar os alimentos. A celobiosa surge como uma resposta a esses requisitos, é uma substância biológica que começa a ser utilizado para conservar os alimentos.
O que é?
A celobiosa é um dissacarídeo formado por duas glucose unidas por grupos hidroxila do carbono. É conhecida como beta-D-glucopiranosil(1-4) beta-D-glucopiranosa. Quando ocorre a união assume a forma de uma molécula de água e as moléculas de glicose são ligadas por uma ponte de oxigênio monocarbonílico. Este composto é obtido a partir da hidrolisis de glicose.
Foi descrita pela primeira vez em 1901, pelo químico Zdenko Hans Skraup.
A celobiosa não se encontra livre na natureza, e é obtida pela cetólisis de celulose pura, com anidrido acético em presença de ácido sulfúrico concentrado.
Obtém-Se uma substância incolor, solúvel em água, cristalina e as propriedades típicas dos dissacarídeos redutores.
Fórmula química da celobiosa
A fórmula química da celobiosa é representado como C12H22O11.
Diferenças entre a maltose e a celobiosa
A celobiosa é muito semelhante à maltose em sua estrutura química, mas, ao contrário de maltose, esta só se obtém a partir da degradação parcial da glicose. Ou seja, a hidrolisis em um meio ácido.
RECOMENDADO Benefícios das isoflavonas de soja
Existem diferenças entre a maltose e a celobiosa que se encontram em suas propriedades. A celobiosa é menos solúvel em água do que a maltose e se cristaliza em proporções maiores. A celobiosa não é tão ativa como a maltose não é fermentado com leveduras nem é biodegradável. Além disso, tem um menor poder adoçante que a maltose. Por esta razão, ainda não é utilizado em alimentos.
Valor nutricional
A celobiosa não é utilizada em alimentos, mas por ser semelhante à maltose presume-se que tem um valor nutricional semelhante ao desta substância.
Por 100 g de maltose obtêm-se:
380 calorias.
0,5 g de proteínas.
95 g de hidratos de carbono.
Lista de alimentos com celobiosa
Não existem hoje em dia alimentos com celobiosa mas, contêm outros açúcares, como a maltose.
A celobiosa se tem estado a testar para a criação de produtos de limpeza como detergentes e uma máquina de lavar louça, a fim de que estes sejam mais limpos e com menos produtos químicos.
A celobiosa misturada com outros produtos, é biodegradável e é eficiente para remover a gordura e é menos toxica e añina ara as mãos.
Propriedades e benefícios
Em 2007, um grupo de especialistas do Fraunhofer Institute for Interfacial Engineering and Biotechnology inclui em suas pesquisas a produção de biosurfactantes microbianos, baseados em recursos sustentáveis, como o açúcar e o óleo vegetal. Tudo isso com o objetivo de buscar uma produção sustentável de produtos de limpeza como uma máquina de lavar louça, detergentes e géis pessoais.
Emprega-Se a celobiosa e o mannosylerythritol devido às suas propriedades antimicrobianas e sua capacidade para quebrar a gordura. Estas substâncias ocorrem devido à reação de fungos, sendo uma produção ecológica e sustentável.
RECOMENDADO Propriedades curativas da toranja
A celobiosa é menos toxica e mais eficaz para eliminar as gorduras das superfícies.
Hoje em dia continuam as investigações para usar a celobiosa na hora de conservar os alimentos.
Fonte:
(1) https://es.wikipedia.org/wiki/Celobiosa
(2) https://alimentosricosen.info/nutrientes/carbohidratos/disacaridos/celobiosa/
(3) http://alexianextle.wixsite.com/quimicanutricional/celobiosa