Benefícios da cevada em grão e torrado

É o cereal com o uso alimentar mais antigo de que se tem registro. Cultivado inicialmente para a fabricação de pão, seu uso chegou a marcar classes sociais, pois era o cereal mais econômico na Inglaterra.

O pão elaborado com ele é pesado (pouco esponjosa), pois tem uma menor proporção de glúten que a de trigo. Os benefícios da cevada são múltiplas, iniciando com que é um dos cereais com maior conteúdo protéico, superado apenas pelo de aveia.
Composição nutricional da cevada
Os grãos de cevada, têm a seguinte composição por 100 g:
Energia: 353 kcal.
Açúcares: 0.8 g.
Fibra alimentar: 15.6 g.
Proteínas: 9.9 g.
Vitaminas:
Vitamina A: 1 µg.
Vitamina B1: 0.191 mg .
Vitamina B2: 0.114 mg
Bitamina B3: 4.604 mg
Vitamina B6: 0.260 mg
Vitamina C: 0 mg
Vitamina E: 0.02 mg
Vitamina K: 2.2 µg.
Minerais:
Cálcio 29 mg
Ferro 2.5 mg
Magnésio 79.0 mg
Fósforo: 221 mg
Potássio: 280 mg
Zinco: 2.1 mg

Melhor elasticidade da pele
Podemos encontrar selênio na cevada, o que favorece a nossa pele a dar mais elasticidade. Além disso, isso nos ajuda a nos proteger dos danos dos radicais livres.
Ossos mais fortes
Graças à quantidade de fósforo e cobre encontrados na cevada, podemos desenvolver ossos mais fortes. Para as pessoas que possuem osteoporose, é aconselhável tomar suco de cevada, já que este contém 11 vezes mais quantidade de cálcio do que a própria leite. Também, este contém selênio, que é o responsável pela formação de nossos ossos.
RECOMENDADO Propriedades da ervilha verde
Arteriosclerose
A causa da arteriosclerose, das paredes das artérias tornam-se mais grossas devido a elementos gordurosos, como o colesterol. A cevada contém um componente chamado niacina (com conteúdo vitamínico B), que se encarrega de regular o colesterol e lipidos gordos em nosso organismo, evitando assim sofrer doenças cardiovasculares.

Melhora o sistema imunológico
Embora não acredite, a cevada tem duas vezes mais quantidade de vitamina C do que a laranja. Esta vitamina ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e ajuda-nos a reduzir as chances de ter uma constipação ou gripe.
Também podemos encontrar em minerais como o ferro ou o cobre, que são excelentes na formação de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
Os benefícios mais evidentes da cevada são:
É antiespasmódica, o que pode parar os vómitos.
Tem um leve efeito antipirético.
Facilita a digestão, pois o seu alto conteúdo em fibras ajudam no trânsito intestinal e seus outros componentes favoreces o trabalho dos sucos gástricos no tratamento dos alimentos.
A água de cevada contém amido, que ajuda a hidratar as pessoas afetadas por diarréia e vômitos. Também é ideal para as pessoas que sofrem de retenção de líquidos, pois favorece a micção. Pode ser consumida misturada com suco ou única, adoçada com adoçantes naturais.
Fazer gargarismos com sua água, desinflama a garganta.
O pó de cevada, misturado com outras ervas para fabricar cataplasmas é ideal para tratar inchaços e inflamações, condilomas, lombalgias e tumores.
Alivia a tosse irritante.
O seu alto conteúdo em fibras ajuda a tratar a prisão de ventre.
É anticancerígeno, evita os tipos de câncer que podem afectar o aparelho digestivo.
Contém inositol, uma substância que previne a rigidez dos vasos sanguíneos e o coração.
Contém tocotirenoles, que impedem a produção de colesterol LDL no fígado, enquanto que o protege de acumulações indesejáveis de gordura.
Protege o sistema nervoso.
Ajuda no tratamento da ansiedade e da depressão.
Contém antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular.
Por sua grande concentração de oligoelementos este cereal é ideal para as fases de crescimento de crianças e adolescentes.
Contém beta-glucanas, conhecidos por retardar a absorção de glicose.
Desintoxica o organismo.
RECOMENDADO Alimentos que contêm vitamina b17
Outros benefícios interessantes
É um anti-séptico natural, ajudando o organismo na luta contra doenças como: diarréia, enterite, colite, cólera e outras infecções.
É aconselhável o seu consumo em mulheres após a menopausa, pois contém proteínas, as quais têm um efeito semelhante ao estrógeno.
Também é recomendado o seu consumo durante a gravidez, pois ajuda a reduzir o nível de estresse da futura mamãe enquanto lhe fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto.
Durante a amamentação o consumo de cevada é aconselhável, pois contribui com minerais e proteínas necessários para aumentar a produção de leite, oferecendo maior qualidade para a mesma.
A cevada ajuda no tratamento de doenças como nefrite, inflamação da próstata, doenças pulmonares, cistite, doenças cardíacas, entre outras.

Como você pode ver a cevada não serve apenas para fazer cerveja. É um dos cereais mais esquecidos em nossa dieta diária, e devemos começar a incluí-lo em nossa cozinha, se desejamos desfrutar de seus benefícios e propriedades.