As isoflavonas de soja são substâncias provenientes da soja para as que lhe são atribuídos vários benefícios para a saúde. Acredita-Se que têm benefícios muito valorizados para as mulheres, especialmente quando chega a menopausa.
O que são as isoflavonas de soja?
As isoflavonas de soja são produtos derivados de plantas que têm atividade estrogênica. As isoflavonas são substâncias diferentes dos endógenos humanos e têm a capacidade de se ligar aos receptores estrogênicos sendo os melhores a genisteína e a daidzeína.
Também pode-se encontrar como um suplemento alimentar à base de ervas. Geralmente promovidos para manter o equilíbrio dos hormônios, e para aliviar alguns sintomas da menopausa. Não está aprovado pela FDA (Administração de Drogas e Alimentos) para usos médicos.
Se lhe classifica como um modulador seletivo dos receptores de estrogênio. As isoflavonas pertencem ao grupo dos polifenóis.
Para que servem as isoflavonas de soja?
As isoflavonas de soja, além de seus efeitos estrogênicos também trazem diversos benefícios ao organismo.
Serve para aumentar o busto
As isoflavonas da soja processados contêm estrogênio, um hormônio responsável, além das funções do ovário de dar tamanho dos seios. Quando existe uma maior liberação de estrogênio no organismo, aumenta o busto.
O consumo de isoflavonas 3 vezes ao dia pode aumentar o tamanho dos seios. É aconselhável beber muita água ou infusões diuréticas para que as isoflavonas aumentar os seios, mas não provoquem retenção de líquido e outras artes do corpo.
Melhoram o sistema circulatório
Além de seu efeito estrogênico, as isoflavonas têm a capacidade de melhorar a perfusão arterial sistêmica, esta não é mais do que uma medida direta da flexibilidade das artérias centrais e um preditor do risco de doença coronariana.
RECOMENDADO Para que servem as folhas de beterraba?
Para o esqueleto
A genisteína é uma isoflavona abundante na soja e em seus derivados, esta substância melhora todos os parâmetros da formação óssea e reduz os indicadores de reabsorção. Há pouco tempo descobriu-se que esta isoflavona pode melhorar a função endotelial chegando a prevenir a aterosclerose.
Para baixar o colesterol
Devido à sua atividade estrogenica têm propriedades hipocolesterolémicas, ou seja, diminuem o colesterol LDL.
Antioxidantes
Além de seus benefícios para o sistema cardiovascular, deve-se adicionar a sua função antioxidante. Assim, impede a oxidação do colesterol, limitando a formação de ateromas.
Para a diabetes
Foram apresentadas evidências de que as isoflavonas são benéficas para a obesidade e a diabetes. A ingestão de proteínas de soja melhora o controle da glicose e resistência à insulina.
A proteína de soja é a modulação da hiperglicemia e reduz o peso corporal, a hiperlipemia e a hiperinsulinemia, portanto, conta efeitos benéficos tanto para a diabetes tipo 2.
As isoflavonas agem através de vários mecanismos que regulam a secreção de insulina morte.
Para a mulher
Ajuda a aliviar e atenuar os efeitos que padecem durante a síndrome fecundação. Este síndrome antecede a menopausa, ou seja, neste período que se reduz a atividade dos ovários.
Previne a desmineralização óssea porque evitam, a mobilização de cálcio dos ossos, devido ao seu efeito estrogênico.
Em que época da vida são mais indicadas?
Durante o climatério é indicada como o cálcio e a vitamina D. isto É, durante o climatério é necessário consumir as isoflavonas. Durante este período dá-se a redução progressiva do período menstrual e do ciclo ovariano, diminuição dos níveis hormonais e alterações emocionais e físicos.
Devido a estas alterações é necessário seguir uma série de recomendações sobre a saúde e a alimentação. É neste período onde a mulher começa a apresentar um maior risco de osteoporose, alterações dos lipídeos sanguíneos, aterosclerose e aumento de peso.
Como são tomadas?
As isoflavonas são encontradas no grão de soja, feijão consumida na China, Japão e diversos países orientais. Pertencem a um grupo de polifenóis com capacidade fitoestrogénica, ou seja, que se comportam como os estrógenos, mas sem sê-lo.
RECOMENDADO Benefícios da Lecitina de Soja Granulada
Podem ser consumidos diretamente da soja, legumes e alimentos enriquecidos por ela como leites, sucos e iogurtes especiais.
Também podem ser consumidas como nutracêuticos, ou seja, como comprimidos ou cápsulas com o princípio ativo, sempre sob supervisão de um médico.
Quais os alimentos que contêm isoflavonas de soja?
Os alimentos ricos em fitoestrógenos e isoflavonas são:
Alfafa.
Espinafre.
Sementes de linhaça.
Soja.
Qual é o preço e onde se conseguem?
Você pode encontrar comprimidos de isoflavonas de soja por um preço que vai desde os 12 euros a 12 euros. Você pode comprar em lojas online, farmácias e ervanários.
Contra-indicações
Não é recomendado o consumo de isoflavonas para lactantes e grávidas. Também recomenda-se evitar oferecer produtos de soja para as crianças mais pequenas. O consumo de soja pode aumentar a presença de estrogénios no sangue, relacionado com o início precoce da puberdade na menina.
Recomenda-Se que os três meses de seguir um tratamento com isoflavonas de soja deve-se realizar um exame hormonal e verificações nos seios.
Recentes estudos sobre as isoflavonas de soja
Apesar da fama de isoflavonas para evitar suores noturnos, afrontamentos e outros sintomas da menopausa. Diversos estudos demonstraram que não têm efeitos sobre esses sintomas e que não reduzem a perda óssea relacionada com o envelhecimento, o que leva à osteoporose.
O estudo consistiu em oferecer a um grupo de mulheres comprimidos de isoflavonas de soja e a outro grupo de um placebo durante dois anos. Em seguida, foram avaliados e não houve nenhuma diferença entre elas em alterações na densidade mineral óssea na coluna, quadril e pescoço e aquelas que consumiram soja experimentou afrontamentos.
Recomenda-Se o consumo de pequenas quantidades de soja orgânica no como o fazem os asiáticos. O consumo no ocidente, os produtos de soja é elevado e não é natural, nem seguro.
Fontes:
(1) https://www.lechepuleva.es/huesos-fuertes/beneficios-isoflavonas-soja-mujeres
(2) https://nutricionsinmas.com/soja-peligros-de-las-isoflavonas-y-posibles-beneficios/
(3) https://es.wikipedia.org/wiki/Isoflavonas_de_soja
(4) http://espanol.mercola.com/boletin-de-salud/nuevo-estudio-demuestra-que-la-soya-no-sirve-para-tratar-la-perdida-de-hueso-ni-los-bochornos.aspx
(5) http://carefirst.staywellsolutionsonline.com/spanish/relateditems/26,2629es