O linho dourado é considerado um dos alimentos mais alto poder de nutrição, um superalimento, vem da planta de linho, cujos caules são empregados para fabricar roupas.
As sementes de linhaça são ricas em Omega 3, fibras e proteínas. São empregadas para preparar óleos, milk-shakes, sobremesas e mais. As principais propriedades do linho dourado são prevenir e curar.
Anticancerígeno
Contém fitoquímicos chamados linhanos, potentes anticancerígenos com a capacidade de prevenir:
Câncer de mama
Câncer de próstata
Câncer do cólon
Câncer de pulmão
Para combater a obesidade
É uma semente saciante, inibe a sensação de fome contínua.
Controla o colesterol LDL e o elimina de forma rápida, pois é rica em Omega 3. Dessa forma, previne doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais para o coração.
É diurética e desintoxicante, que ajuda a combater a retenção de líquidos.
Anti-stress
Alivia a tensão nervosa, causando uma sensação de calma natural. Perfeito para aquelas pessoas que tiveram um dia estressante no trabalho.
Laxante
É rica em mucilagem, que atua como um laxante suave que controla o trânsito intestinal e protege a mucosa do sistema digestivo.
Alivia inflamações estomacais, gastrite e hemorróidas.
Diabetes
De acordo com estudos da diabetes tipo II surge quando o organismo existe um nível muito baixo de ácido linoléico (ômega 3) e níveis elevados de gorduras saturadas.
Outros problemas
Alivia problemas de saúde como:
Desequilíbrios hormonais: Controla os níveis de estrogênio.
Dor de garganta: Desinflama a mucosa.
Alivia a psoríase e a queda do cabelo.
Combate o cansaço.
Melhora a apatia sexual.
Melhora da função visual.
Estimula a formação de esperma.
Regula o funcionamento das glândulas.
RECOMENDADO Propriedades do pistache e seus usos
Contra-indicações
A maioria das contra-indicações destas sementes devem-se a um excesso no consumo, consumir em grandes quantidades pode causar diarreia ou obstruções intestinais.
No caso de consumir medicamentos, deve consumir as sementes de linho duas horas depois, porque podem influenciar a absorção dos princípios activos dos mesmos.
As sementes de linho são anticoagulantes, por que se você tomar medicamentos para controlar a coagulação do sangue, pode agir e reagir com os mesmos.
Não recomenda-se consumir sementes de linho e a aspirina, não são compatíveis.
Não podem ser consumidas se você sofre de diverticulite, Doença de Crohn, doença inflamatória intestinal e colite, no caso de contrair estas doenças, recomenda-se consumir água de semente de linho, para consumir diretamente os mucilagos.
Efeitos colaterais.
Se nós superamos o consumo de sementes de linho, podemos ter flatulência, inchaço, náuseas, dor de barriga e diarreia.
Aqueles que sofrem de obstruções intestinais ou de intervenções no sistema digestivo não devem consumi-las.
Quando consumidos em excesso pode sofrer de overdose, cujos sintomas são fraqueza, hyperventilation e dificuldade para caminhar. Em casos mais graves provoca convulsões ou paralisia.
O linho tem efeitos hormonais similares aos estrogênios, pelo que o seu consumo prolongado pode alterar a menstruação. Não é recomendado o consumo em mulheres grávidas ou com problemas ou doenças hormonais.
Como tirar o linho dourado para emagrecer