Efeitos e benefícios da zarzaparrilla

É conhecido como s. aspera tem o seu aspera no domínio científico e como salsaparrilha. É um arbusto da família das Smilacáceas e é originária da Ásia, África e Europa. É um arbusto com hastes finas de até dois metros de comprimento, com espinhos, folhas alternas, ásperas e muito resistentes. O fruto é uma baga globosa, com raízes fibrosas e de forma cilíndrica. Entre os benefícios da zarzaparrilla tem propriedades sudoríficas e depurativas.

O fruto conta com entre um e três sementes. O fruto não é utilizado, emprega-se a sua raiz.
Um aspecto importante é não confundir esta baga com a nova preta um fruto altamente venenoso, contém seis sementes e não tem pendentes como a zarzaparrilla.
Componentes da zarzaparrilla
Óleo essencial.
Ácidos: Ascórbico, linoleico, oleico, palmítico e esteárico.
Colina.
Fitoesteróis: Betasiitosterol, sitosterol, pollinastanol e stigmasterol.
Glicosídeos: Sisosterol, epsilon-sitosterol.
Resina.
Saponinas: Sarsasaponina, sarsasapogenina, sarsaparillosido, esmilagenina, parrillina, esmilasaponina, esmilagenina e diosgenina.
Taninos.
Minerais: Cálcio, alumínio, cobalto, cromo, ferro, fósforo, manganês, magnésio, selênio, potássio, silício, selênio, zinco, sódio.
Todos esses componentes oferecem inúmeros benefícios a zarzaparrilla.
Benefícios da zarzaparrilla
Esta baga dá nome a uma bebida que era preparada a partir das raízes da planta. Esta bebida era muito antiga e era muito popular nos Estados Unidos e na Europa antes da aparição da Coca-Cola.
Na época Inca era utilizada com frequência e os cavalos espanhóis que participaram no site a este império consumiram a planta e estiveram na vela durante horas.
São utilizadas como plantas medicinais para tratar o reumatismo e doenças de pele, falta de apetite, queda e gripe.
A raiz da zarzaparrilla pode chegar a medir quase dois metros. Não tem cheiro nem sabor particular. Foi utilizada pelos nativos da América Central e do Sul, que descobriram que aliviava a impotência sexual, o reumatismo, a fraqueza física, resfriados e problemas nas articulações. Chegou à Europa no século XIII como um medicamento, os europeus o empregavam para estimular a transpiração e a produção de urina, isso com o fim de purificar o sangue. Isso lhe valeu um lugar nos livros de medicina do século XVII, onde também se valorizava a sua capacidade para tratar a sífilis.
RECOMENDADO Para que serve a sangria como planta medicinal?
Contém flavonóides, antioxidantes e esteróis vegetais. Os flavonóides ajudam a controlar a inflamação e doenças auto-imunes.
Afrodisiacas
São classificadas no México e na Amazônia, por suas propriedades afrodisíacas, acredita-se que aumenta a virilidade.
Também é usado para tratar os transtornos da menopausa.

Ambas as propriedades devem-se à capacidade de a zarzaparrilla para aumentar a produção de hormônios no corpo.
A utilizam também para tratar a sífilis, gonorréia e outras doenças de transmissão sexual.
Purificação de
Acredita-Se também que é um excelente depurativo do sangue, estimula a emissão de urina, favorecendo a eliminação do ácido úrico que temos em excesso. Dessa forma, alivia o reumatismo e a gota.
Isso se deve ao seu elevado conteúdo de minerais como potássio, cálcio e magnésio. Isto ajuda a tratar problemas como a obesidade, a celulite, a retenção de líquidos, reduzir o colesterol e a pressão arterial.
Ajuda a eliminar as acumulações aquosas, nas articulações, o que aumenta a mobilidade e diminui a dor em pessoas afetadas pela gota, artrose e artrite reumatóide.
Aumenta a transpiração corporal.
É usada como depurativo diante das mudanças sazonais.
Para a pele
Conta com propriedades antibacterianas e antifúngicas, portanto, ajuda a tratar doenças de pele como eczema, psoríase e acelera a cicatrização de feridas. Para desfrutar destas propriedades deve ser usado externamente.
É muito valorizada por sua capacidade para controlar a acne em jovens. Isso se deve a sua propriedade para desintoxicar o organismo e controlar os níveis de gordura. A acne é causada por uma acumulação de gorduras e toxinas nos poros da pele, ao controlar ambos os fatores, a acne tendem a ser controlado.
RECOMENDADO Quais doenças cura o aloe vera?
Anti-séptica
Esta propriedade confere à amora-preta a capacidade de tratar doenças do trato urinário como inflamação nos rins e bexiga. Ajuda também a eliminar as pedras nos rins.
Nutritiva
Contém vitaminas A, complexo B, C e D, e minerais.
Contra-indicações
Contém elevadas quantidades de saponinas que podem causar irritação da membrana gástrica. Isto pode causar vômitos e náuseas. Não é recomendado o consumo para pessoas que sofrem de gastrite, cólon irritável e úlceras. Pode agravar os sintomas destas doenças.
As saponinas da zarzaparrilla dificultam a digestão, provocando um acúmulo de bactérias e endotoxinas, que podem provocar reações inflamatórias, como febre, dificultas respiratória e dor de cabeça.
Pode causar desequilíbrio na pressão arterial com o aumento da diurese.
Interfere na absorção de alguns medicamentos, recomenda-se consultar com o seu médico se está sob tratamento médico.
O fruto da zarzaparrilla não deve ser consumida, pois são considerados tóxicos. Isto provoca vômitos, diarréia e diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue a níveis muito perigosos.
Não foi verificado para as reações que pode provocar nos fetos e bebês lactentes, pelo que não se aconselha a sua utilização em mulheres embrazadas e aquelas que estiverem amamentando.
Como tomar zarzaparrilla?
Pode ser consumido de diferentes formas, embora a mais comum é o chá de extrato de raízes.
Este é preparado com uma colher de sopa de raiz bem moída em um litro de água e uma infusão de 10 minutos.
No mercado encontram-se sucos e gotas que podemos tomar para desfrutar de suas propriedades.

Encontram-Se em cápsulas e suplementos que contêm pó de raiz de extrato de raízes. Recomenda-Se ingerir a dose recomendada. A forma mais eficaz de consumir é como um extrato que você pode misturar com suas bebidas ou consumir com água.