Mexilhões – propriedades e contraindicações

Conhecidos no mundo científico como Mytilidae são moluscos de interesse gastronómico e econômico. São animais filtradores que habitam fixados nos substratos marinhos.

Os mexilhões têm duas valvas unidas por um músculo abdutor, as conchas são compostos de duas camadas, uma nacarada, uma camada de cristais brancos e uma camada externa pigmentada.
Os mexilhões se encontram em zonas intertidais baixas e médias temperadas do hemisfério norte e regiões austrais.
Propriedades dos mexilhões
Podemos encontrar os mexilhões enlatados com óleo vegetal ou em conserva, temperados com laurel, molhos picantes e muito mais. Em ocasiões em que se podem encontrar mexilhões congelados, com ou sem conchas preservados a vácuo em embalagens herméticas.
De acordo com a União Europeia, os mexilhões são classificados de acordo com o número de peças necessárias para completar um quilograma da seguinte forma:
Grande: 110 peças.
Tamanho médio: 140 peças.
Pequeno: 300 peças.
Os mexilhões são muito saudáveis e têm um bom sabor, geralmente rica em tigelas de madeira, onde se encontram aderidos a malhas especiais. Demora aproximadamente um ano para atingir o tamanho necessário para ser comercializados.
São ricos em proteínas e contém poucas gorduras. Contêm grandes proporções de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3, o que permite prevenir doenças cardiovasculares, reduz os níveis de colesterol e previne o câncer.
Contém vitaminas B1, B2 e B3.
São uma grande fonte de minerais como iodo, cálcio, ferro, potássio e magnésio.

É ideal para consumir em dietas para perder peso, pois contém poucas calorias mas, grande quantidade de nutrientes.
RECOMENDADO Para que serve o vinagre de frutas?
Para a anemia
Contém grande quantidade de ferro, por isso é recomendado o seu consumo para pessoas que sofrem de anemia ferropénica. Este tipo de ferro é rapidamente assimilado.
Para a fadiga
Contém vitaminas do complexo B, iodo e magnésio, substâncias necessárias para combater a fadiga e fornecer energia para os atletas e crianças.
Previne o hipotireoidismo
Seu aporte de iodo mantém saudável da tiróide.
Controla a hipertensão e retenção de líquidos
Seu aporte de potássio elimina o excesso de líquidos e seu alto teor de omega 3 controla os níveis de colesterol, reduzindo a pressão arterial.
Anti-inflamatório natural
Contém glucosaminas, substâncias anti-inflamatórias naturais realmente poderosos. É por isso que o consumo de mexilhões é recomendado no caso de padecer de doenças como a artrite, o reumatismo e a artrite. Todos os mexilhões contêm esta substância.
Mantêm suas propriedades
Apesar de estar armazenado por longos períodos de tempo, os mexilhões não perde suas propriedades nutricionais.
Considerações e contra-indicações
Os mexilhões devem ser consumidos apenas se provierem de águas controladas ou de aquicultura para evitar contaminações com bactérias e parasitas perigosos.
Outro detalhe que devemos ter em conta é a época de colheita do mexilhão, os mexilhões não devem forem na costa ocidental dos EUA em épocas quentes, já que estão envenenados com algas vermelhas (maré vermelha). Os mexilhões são visíveis saudáveis, mas as algas vermelhas contêm dinoflagellates, uma substância que causa doenças graves, como paralisia e diarreia.

Não devem ser comidos se apresenta alergia a frutos do mar ou hipertireoidismo.