Novidades do Bolsa Família para edição de 2020 – O que tem de novo?

Há exatamente uma década, em 2004, foi criado o chata programa “Bolsa Família”. Desde então, a produção intelectual em torno do programa no Brasil, na América Latina e no mundo tem sido gigantesca. Isso reflete não apenas o lugar que chegou a ocupar o Bolsa Família, como o caso emblemático do mundo da política social, mas também o papel que tem desempenhado na articulação da ação social pública nos países do Sul. Como novidades para o Bolsa Família 2020 então só tem o número crescente de beneficiados, que já passam dos milhões, e um salário a mais de 13ª ao final do ano.

Para você que quer saber quando vai receber recomendo que consulte o Bolsa Família 2020 – Consultar Calendário Atualizado para conferir as novas datas, inclusive do recebimento do último salário.

Bolsa Família 2020

Como funciona o Bolsa Família

Em seu início, este programa não foi objeto de consenso, nem a nível nacional nem internacional. Ao contrário, “Bolsa Família” é uma concatenação de condições econômicas, políticas e sociais, de estruturas normativas e eventos contingentes, de produtos científico-técnico e político-financeiros, e de decisões públicas que refletem tensões, conflitos e acordos que não foram objecto de um exercício comparável de análise. O processo político e institucional que explica o surgimento do programa e as características que adota o terreno de implantação não têm sido extensamente estudados, nem postos em relação. Este artigo se propõe a revisitar o processo de média data de produção da política social no Brasil, tentando compreender a emergência de “Bolsa Família” e as lógicas de ação social que proliferam no território.

Bolsa Família Novidades

Novidades para 2020

Nos últimos anos, aderiram a esta gestão monetária e de investimento social para as famílias pobres, programas complementares, como os de “acompanhamento familiar“, que oferecem serviços assistenciais e, às vezes, controlam as condicionalidades e o acesso de beneficiários. No caso de São Paulo, o próprio processo de descentralização da oferta social-assistencial territorial tem vindo a constituir uma espécie de burocracia externalizada em ONGs e organizações religiosas que assumem, progressivamente, tarefas de administração de benefícios e de gestão da oferta social-assistencial.

Também passa a entrar em vigor o 13º salário que pode ser igualmente retirado mediante apresentação do cartão cidadão em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *