Conhecida como batata-doce, batata doce ou inhame este tubérculo é classificado quase como um super alimento. Uma porção de 100 g é capaz de cobrir 65% da dose diária de vitamina C e contém L-carnitina, uma substância endógena que, junto a outras propriedades da batata, concede-lhe o poder de facilitar a perda de peso.
A batata-doce vem da américa do Sul e américa Central, sua planta é nativa perene, com caules volúveis ou prostrados, algo grossos mas arvenses. A batata é usada em uma grande variedade de pratos, pode ser consumida junto às refeições principais salgados e sobremesas.
A batata é um alimento tão poderoso que foram elaborados programas de ajuda na África para suprir as carências de micronutrientes. Existem múltiplas variedades de batata-doce, sendo o Peru o país onde foram descobertos até 2016 variedades do tubérculo e onde ainda se investiga nova informação sobre este alimento.
Propriedades nutricionais das batatas
Vêm da alta concentração de minerais e vitaminas. Cada 100 g de batata contém:
105 calorias
Carboidratos 24,28 g
Proteínas 1,65 g
Gorduras 0,30 g
Fibra 3 g
Minerais
Potássio
Cálcio
Magnésio
Fósforo
Cobre
Selénio
Zinco
204 mg
22 mg
10 mg
28 mg
0, 17 mg
0,60 mg
0,28 mg
Sódio 13 mg
Vitaminas
B1
B2
B3
B6
C
0,07 mg
0,15 mg
0,67 mg
0,25 mg
22,70 mg
A 709 mg
Folatos 14 g
Água 72, 84 g
Se analisarmos isto obtemos as propriedades das batatas:
Ajuda a perder peso
Ajuda a queimar mais gordura, a batata-acelera o metabolismo e facilita a digestão.
Contém potássio
A batata contém grandes quantidades de potássio, o que favorece o movimento dos líquidos no corpo, dando-propriedades diuréticas e controle da pressão arterial. Isso também favorece a oxigenação dos órgãos, especialmente o cérebro, o que melhora nossa capacidade de concentração e a memória. Melhorar o fluxo natural dos líquidos em nosso corpo também lhe confere propriedades cosméticas, pois nos ajuda a eliminar mais facilmente a celulite incomoda dando uma aparência mais saudável à pele.
Regula o açúcar no sangue
O consumo de batata-doce ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo, é, por isso, um tubérculo muito recomendado para os diabéticos, pois ele também reduz a resistência do organismo à insulina e é um alimento com baixo teor de açúcares. Esta capacidade é também muito atraente se você deseja baixar de peso, se o seu corpo começa a resistir à insulina, então não metaboliza bem o açúcar e esta vai se transformar em gordura.
Anti-envelhecimento
A batata é um tubérculo conhecido por seu potencial para lutar contra a velhice, pois é rico em antioxidantes e flavonóides, que impedem a ação dos radicais livres. Os antioxidantes previnem o desenvolvimento de doenças degenerativas e ajuda a controlar aquelas que já se encontram em pleno desenvolvimento. Os antioxidantes também controlam doenças inflamatórias, como artrite e asma.
Ajuda o sistema imunitário
A batata-doce estimula o sistema imune, o que nos ajuda a nos defender melhor contra as doenças e a lutar contra e câncer. A batata-doce é um potente anticancerígeno natural. As mulheres que tomam a batata doce na dieta reduzem o risco de câncer de mama.
Fornece antioxidantes
As batatas que mais contribuem antioxidantes e nutrientes são as batatas de cor laranja e roxo, já que são mais ricas em beta-caroteno, flavonóides e outros tipos de substâncias. O beta-caroteno melhora e mantém a saúde de nossos olhos, impedindo o desenvolvimento de catarata, cegueira noturna e o glaucoma.
As receitas de alimentos preparados com batata são muito originais e tão variadas como pratos existem no mundo. A batata pode ser consumida cozida, frita, purê, saladas, sobremesa e na sopa. Não existe desculpa alguma para não incluí-lo na nossa dieta, pois, é bastante econômica.
Contra-indicações
As batatas devem ser muito bem cozidas antes de serem consumidas, pois contêm substâncias como a dioscorina, um químico que produz convulsões, depressão e delírios. As batatas que têm pontos verdes na sua pele também devem ser descartadas, pois é uma substância (solanina) natural secretado por ela para evitar ser consumido por fungos ou insetos.