O que é a pimenta preta?

Esta especiaria vem de uma planta perene, nativa que atinge 4 metros de altura, sujeitar-se das árvores e grades estabelecidas para o seu cultivo. Propaga-Se através de rizomas ou raízes externas.

As folhas são alternas, mede cerca de 10 centímetros de comprimento, e sob elas, surgem as flores em cachos, cada flor tem 8 centímetros de comprimento, e se prolongam até os 15 centímetros mais uma vez a fruta ou drupa começa a amadurecer para dar lugar a pimenta.
De acordo com a fase de maturação, teremos diferentes tipos de pimenta: Pimenta verde (imaturos), pimenta preta (grão completamente madura, com casca) e pimenta do reino branca (em grão maduro sem casca, de sabor mais suave).
As propriedades da pimenta negra eram conhecidas desde a antiguidade, quando era usado para disfarçar o sabor dos alimentos em mau estado.
Propriedades
A pimenta contém piperina, um composto que dá sabor picante e que se degrada na presença de luz.
Composição
A pimenta contém:
Piperina
Terpenos: pineno, neste caso, lioneno, cariofileno e linalol.
Estes compostos são mantidos intactos sempre que o grão de pimenta não está moído, uma vez que é triturado começam a perder suas propriedades e benefícios, é por isso que as receitas de cozinha recomendam moer a pimenta imediatamente antes de sua utilização e após o cozimento para não eliminar o seu conteúdo de vitamina C, ou alterar o seu sabor e odor.
Antigamente, a pimenta era utilizada no tratamento de doenças como a bronquite crônica e a gonorréia.
RECOMENDADO Propriedades do gaspacho
Emprega-Se na salmoura e como tempero.
Reduz o uso de sal nas receitas
O delicioso sabor da pimenta permite temperar os alimentos, reduzindo o uso de sal.

Digestiva
Estimula a produção de ácidos no estômago, favorecendo os processos digestivos no estômago. Ao digerir bem os alimentos impedimos gases intestinais, diarreias, cólicas e prisão de ventre.
Antioxidante
Contém antioxidantes que previnem doenças como o câncer e problemas cardiovasculares. Também protegem o fígado e ajudam a lidar com certas doenças hepáticas.
Perda de peso
A pimenta contém em sua casca substâncias que eliminam naturalmente a gordura. O consumo regular de pimenta junto a uma dieta saudável ajuda a manter um peso corporal saudável. A pimenta acelera o metabolismo basal.
Para a pele
De acordo com alguns estudos a piperina contribui para a produção de pigmentos em nossa pele. Esta propriedade permite-nos ter uma pele saudável e jovem e com uma cor uniforme. A pimenta ajuda a curar e controlar o vitiligo, doença cutânea caracterizada pela despigmentação de certas zonas da pele.
Para constipações e gripes
Alivia a sinusite e congestão nasal ao ser adicionada a tónicos naturais para tratar a gripe e o resfriado comum. Você pode preparar um chá de pimenta suave para controlar a tosse ou adicionar um pouco de pimenta, suco natural de limão adoçado com mel.
Propriedades antibacterianas
O consumo regular de pimenta mantém limpo o nosso organismo e o ajuda a enfrentar infecções bacterianas.
Estimula também o sistema imunológico, aumentando a produção de artemether, células responsáveis pelo controle das respostas imunológicas do corpo.
Biodisponibilidade
Esta especiaria favorece o aproveitamento dos benefícios de outras especiarias como o curry ou açafrão. Estimula, além disso, o aproveitamento no fígado de certos medicamentos.
RECOMENDADO Alimentos ricos em magnésio e colágeno
Diurética
A pimenta preta impede a retenção de líquidos e estimula a sua remoção, através do suor e da urina.

Acção anti-inflamatória e analgésica
O óleo essencial de pimenta preta alivia as dores de artrite reumatóide.

Published