O cogumelo chinês ou kambucha é uma espécie de fungo utilizado para preparar um chá medicinal e muito nutritivo, valorizada pela medicina natural. Acredita-Se que tem propriedades benéficas para a saúde e que pode chegar a aumentar a nossa longevidade.
O que é?
Os cogumelos chineses são uma mistura de bactérias que crescem a partir da fermentação de uma cultura estável de probióticos. São utilizadas para preparar uma bebida conhecida kombucha.
Estes fungos são conhecidos também como fungo manchuriano, fungo de chá ou cogumelo chinês. É uma bebida fermentada, de um sabor ligeiramente ácido que se obtém a partir do chá fermentado adoçado por uma colônia de microrganismos conhecidos como Medusomyces gisevi (colônias de Bacterium xylinum, Gluconobácter oxydans e fungos semelhantes a leveduras como Saccharomycodes ludwigii, Saccharomyces cerevísiae, Schizosaccharomyces pombe, Pichia fermentans e Zygosaccharomyces bailii)
Todos esses fungos vivem em simbiose e formam sobre o chá um corpo gelatinoso, semelhante ao de uma medusa.
Esta lista grande de fungos e bactérias convertem o açúcar (sacarose em glicose e frutose e, em seguida, em álcool etílico, gás carbônico e ácido acético. Se o fungo recebe alimentação, o processo de fermentação não tem fim.
As bactérias e fungos podem variar de acordo com o tipo de chá usado e o tempo de preparação.
A origem deste chá é desconhecido, mas, existem escritos na China, que remonta à dinastia Han no ano de 206. C onde se menciona.
Acredita-Se que é uma invenção de um médico coreano de nome Kombu que no ano de 415 ajudou a salvar a vida do imperador japonês Inkio dando-lhe a beber o chá de cogumelo. Na china este chá é apreciado por sua capacidade de equilibrar o chi e para melhorar a digestão.
Acreditava-Se que este fungo fornece a longevidade, por isso era mantido em segredo, no entanto, isto foi em vão, pois bastava deixar o chá em repouso por várias semanas para que o fungo crescer em seu interior.
Composição da bebida
Como é um produto fermentado contém pequenas quantidades de álcool etílico e pequenas quantidades de glicuronídeo.
Apresenta ácido lático, tartárico, málico e, em menor quantidade cítrico, apresenta também cafeína.
Ao utilizar diversos chás para a elaboração se podem encontrar polifenóis, minerais, vitaminas, fermentos protease, catalase e aminalasa que aceleram o metabolismo celular. Ele também contém antibióticos naturais que eliminam a microflora intestinal do patógeno.
Propriedades
Os cogumelos chineses contam com inúmeras propriedades comprovadas através de seu uso durante centenas de anos, até mesmo, algumas opiniões de médicos modernos aprovam este alimento probiótico. Entre suas propriedades, tem-se:
Alivia o desconforto nas articulações
Alivia o reumatismo, dores musculares e artrite assim como dores articulares e dores fortes no pescoço, costas e cintura.
Para a saúde do fígado
Devido às suas propriedades como um probiótico pode reparar e melhorar as funções do fígado e problemas relacionados com a vesícula biliar.
RECOMENDADO Propriedades do cardo mariano
Para a cabeça
Pode aliviar dores de cabeça comuns, enxaquecas e problemas relacionados com a enxaqueca.
Para os músculos
Devido às suas propriedades relaxantes pode aliviar a rigidez muscular, o estresse, o desconforto na nuca, ombros e sistema muscular.
Para perder peso
Melhora o metabolismo, o funcionamento do sistema endócrino, reduz os níveis de mau colesterol e elimina a ansiedade por comer. Assim, torna-se um apoio importante para perder peso e recuperar a saúde das pessoas que sofrem de excesso de peso e obesidade.
Para a saúde renal
Regula a urina, diminui as chances de desenvolver cálculos renais e previne as infecções do trato urinário ao limpar os canais urinários.
Para a saúde pulmonar
Reduz a probabilidade de sofrer de problemas nos brônquios, remove a tosse e elimina as expectoração e a infecção que elas podem provocar no organismo. Fortalece o sistema respiratório de pessoas que sofrem com asma.
Para o sangue
Reduz os níveis de colesterol ruim aliviando artérias e veias endurecidas, reduz os níveis de glicose no sangue e reduz a tensão arterial. Também facilita a eliminação de hemorróidas.
Para o sistema digestivo
Ajuda a evitar a prisão de ventre, pode regular o metabolismo, acelerando o trânsito intestinal lento, melhorando a digestão, elimina os cálculos de estômago e cura as infecções estomacais.
Sistema nervoso
Pode combater os problemas de stress, ansiedade, depressão e crises de pânico. Alivia a insônia e as tonturas. Pode ajudar as pessoas nervosas a ficar mais calmas e menos ansiosas.
Reduz os níveis de ansiedade relacionada ao uso de substâncias psicoativas. Pode melhorar o humor.
Melhora a visão
Reabilita a vista. Melhora a potência visual e alivia as cataratas.
Melhora o aspecto do cabelo
Reafirma o tom natural do cabelo, fortalece o cabelo frágil e danificado pelo estresse, má alimentação e maus cuidados.
Previne o câncer
O cogumelo chinês mantém nosso organismo limpo e livre de toxinas. Também pode ser utilizado em pacientes com câncer como terapia adicional para a medicação.
Aumenta nossa longevidade
Mantém o ânimo elevado e a manter saudável o organismo nos oferece uma vida muito mais longa e cheia de vitalidade. Reforça também o sistema imunitário.
Para que serve?
Este fungo tem múltiplos usos, é usada para preparar o chá de kombucha e vinagre do mesmo nome. Além destas aplicações tem também, usos medicinais:
Aliviar o reumatismo e a artrite.
Combater a prisão de ventre.
Combate as doenças senis.
Cura várias doenças inflamatórias internas.
Cura as hemorróidas.
Eliminar dores de cabeça, dores nas articulações e a gota.
Eliminar os cálculos nos rins, vesícula e nos vasos capilares do cérebro.
Eliminar os furúnculos.
Curar indigestão.
Evitar e eliminar a formação de gorduras.
Normalizar a pressão arterial e doenças nervosas.
Pode curar a disenteria, a impotência e o câncer em seus estágios iniciais.
Regenerar as paredes celulares e cura assim a aterosclerose.
Regular o nível do colesterol.
Regular a atividade do sistema digestivo.
Tem efeitos depurativos.
Como toma?
Por ser uma mistura de bactérias deve-se ter especial cuidado ao manipulá-los e prepará-los. Não se deve fumar no local de preparação do chá, nem se deve deixar em uma área fechada, mas que devem estar sempre arejados e em um lugar fresco.
RECOMENDADO o que é bom a moringa?
Uma manipulação inadequada dos fungos pode causar problemas estomacais e em outras partes do organismo.
Para prepará-lo você precisa:
5 gramas de chá preto, verde ou de ervas.
70 gramas de açúcar branco fino, você não pode usar açúcar mascavo ou preta, para cada litro de água.
Água.
Fungo de kombucha ou cogumelo chinês.
Um frasco de vidro, porcelana ou barro com uma abertura larga.
Um pano deixar passar o ar.
Um pano fino e um elástico para fechar o recipiente.
Uma panela de aço inoxidável.
Preparação:
Devem-Se dar 70 g de açúcar em água fria e revolverlo até que se dissolva, aquecer a água até que ferva. Retira-Se do fogo e coloque o chá preto, o verde e as ervas medicinais. Deve-Se deixar quie infusione e eles furam as ervas e as folhas de chá.
Deixa-Se arrefecer o chá e despeje no recipiente de vidro. Se você já tiver preparado o chá antes adiciona 10% do que você armazenado. Adicione o cogumelo e o líquido.
Tampa o recipiente com um pano e assegura com a liga elástica.
Deixe o recipiente em um lugar tranquilo, que não vibra, e onde a luz do sol, mas, que este ventilado. Deixe descansar por 10 dias a uma temperatura de 23ºC.
Em seguida, tire o fungo com as mãos limpas e deixe-o em um recipiente com 10% de chá, assim você pode usá-lo para outra preparação.
O chá restante almacénalo em garrafas limpas em um lugar fresco.
O sabor é semelhante ao da cidra ou vinho, se desejar, você pode coar para eliminar qualquer grumo desagradável.
Deve-Se tomar três vezes ao dia em taças pequenas, uma em jejum, outra ao meio-dia e uma da tarde, depois de jantar.
São recomendadas doses de 300 cc diárias, demais pode provocar azia.
Onde é que se obtém?
Você pode comprar os fungos em lojas especializadas na internet ou em formulas de sua confiança.
Contra-indicações
Está contra-indicado em pessoas que sofrem de diabetes, se você tem esta doença deve-se preparar de forma diferente o chá pro o que é necessário consultar um especialista.
Aqueles que sofrem de gastrite e úlceras estomacais podem apresentar desconforto ao consumir o chá mas, com o passar do tempo, estas devem ser eliminadas porque promove a cicatrização das úlceras. Recomenda-Se, então, o consumo de pequenas doses só depois do almoço.
Em bebês e crianças com menos de idade é contra-indicado o seu uso, porque elimina as bactérias necessárias para o seu desenvolvimento.
Não se recomenda seu consumo para mulheres grávidas ou em período de amamentação.
Fonte:
(1) https://es.wikipedia.org/wiki/Kombucha
(2) http://www.kombu.de/spanish2.htm
(3) https://www.hongostibetanos.net/propiedades-beneficios/
(4) http://factoreliminargrasa.com/hongo-chino-para-bajar-de-peso/