Para que servem os bulgaros de leite?

O kefir é associar um produto lácteo fermentado por bactérias e fungos, que vem lhe a região do Cáucaso. Também é conhecida como kefir os grânulos que são utilizados para a sua preparação. Os grânulos ou nódulos de kefir são constituídos por uma massa biótica simbiótica composta por bactérias probióticas, leveduras, lipídios e proteínas, rodeadas por uma matriz polisacárida, denominada kefiran. O fungo do iogurte é uma levedura chamada Kluyveromyces marxianus, mas tende a variar de acordo com as regiões.

Para que serve o fungo kefir
Quimicamente serve para fermentar o leite e produzir leite kefirada e iogurte. O kefir de leite é uma bebida de baixa graduação alcoólica, que costuma ser consumido com açúcar (Não se recomenda a mel porque pode destruir as bactérias e fungos)
O fungo kefir tem inúmeras propriedades para a nossa saúde e nutrição. Com o fungo do iogurte também podemos fermentado leite e preparar queijo de iogurte. Você pode adicioná-lo à água e preparar o kefir de água.
O kefir pode ser preservada de diversas formas. Este fungo deve manter-se no leite. Mas se você não quiser leite kefirada, iogurte e queijo pode mantê-lo em:
Frigorífico: você Pode mantê-lo dentro de leite fresco por 14 dias. A Cada duas semanas você deve mudar o leite para alimentar o kefir. Também pode mantê-lo em água não clorada e com açúcar. Sempre que enxaguar os grãos de qualquer vestígio de leite. Antes de usá-lo você deve deixá-los em leite durante 2 dias para reactivarlos.
Congelado: você Deve limpá-lo bem e guarde em recipiente de plástico. O congelar kefir faz com que necessário reativá-lo mergulhando-o em leite, três dias antes de seu uso.
Desidratado: você Deve deixar secar os nódulos até que tenham um aspecto cristalizado.
Propriedades do fungo kefir
O valor nutricional do iogurte depende da qualidade do leite com a que é preparada. Fornece minerais como cálcio, magnésio e fósforo e é rico em vitaminas do grupo B (ou seja, B1, B5, B9 e B12, biotina e vitamina K. também contém aminoácidos essenciais, como triptofano e proteínas de fácil digestão. O kefir também reduz os níveis de lactose.
RECOMENDADO Benefícios das frutas desidratadas
A matriz que envolve o kefir é um polissacárido gelatinoso que contém monossacarídeos, como a glicose e a galactose. Esta substância tem a atividade antitumoral, antimicrobiana e cicatrizante.
Regulamenta o sistema imune, o metabolismo e a flora intestinal. Facilita a cicatrização das feridas. Alguns estudos têm demonstrado sua ação anticancerígena sobre alguns tipos de células cancerosas.
Facilita a digestão, pois regenera a flora intestinal e ajuda a eliminar os problemas de prisão de ventre. Ao prepará-lo com leite de soja tem o inconveniente de gerar atrasos digestivos, pois apresenta atividade inibidora de tripsina.
Regenera a mucosa do estômago e é considerado como adjuvante no tratamento da doença inflamatória intestinal ou colite ulcerosa.
Pode ser aplicado topicamente para tratar problemas de pele como eczemas. É considerado um remédio para tratar alergias e um antibiótico natural.

Contribui para aliviar doenças da vesícula biliar. Dissolve cálculos renais e da vesícula. Limpa o corpo de metais pesados, sais, bebidas alcoólicas, antibióticos químicos, produtos e radionuclídeos.
Regula o sistema nervoso, a concentração e alivia a depressão e distúrbios do sono.
Propriedades do iogurte de cabra
O leite de cabra contém uma maior quantidade de ácidos graxos essenciais, como o ácido araquidônico e o ácido linoleico. Contém vitamina A, vitamina B3 e vitamina B6. Também é rica em potássio, portanto, que a reação gera menos ácido.
Isso produz um iogurte e leite kefirada muito mais fácil de digerir, pois contém menos caseína alfa-S1.
Traz muito mais cálcio que o kefir de leite de vaca. É mais homogêneo e cremoso que o kefir de leite de vaca porque o leite de cabra se homogeneíza naturalmente.
RECOMENDADO Propriedades da semente de girassol
Propriedades do kefir de água
O kefir de água, kefir que se preparar misturando nódulos de kefir com água doce para provocar a fermentação. O consumo desta mistura tem as seguintes propriedades:
Alivia a má digestão e doenças gastrointestinais.
Fortalece o sistema imunológico.
Alivia problemas de pele e doenças inflamatórias.
Previne o câncer.
Controla a hipertensão arterial.
Controla a prisão de ventre.
Como se faz o kefir?
Para preparar o kefir deve introduzir em um recipiente de vidro com o leite e os nódulos de kefir. Lembre-se que você deve adicionar 3 colheres de sopa por litro de leite. Fechado com tampa hermética ou com um pano de tecido com um cordel e mantenha-o à temperatura ambiente durante 12 a 36 horas.
Coe o líquido resultante com um filtro. Lave o frasco com água e repute o processo com leite mais fresco. A Cada 3 dias, lava os nódulos com água.
A temperatura do ambiente não deve ultrapassar os 35º e manter-se em torno dos 20º.
Emprega leite fresco ou pasteurizado, e não UHT.
Leite kefirada resultante é de baixa graduação alcoólica com uma consistência sumilar ao iogurte e um sabor algo mais ácido.

Contra-indicações do kefir
Apesar de seus benefícios para o organismo, devemos tomar certas precauções antes de consumi-los:

Seu consumo deve ser supervisionado por um nutricionista ou especialista, se você sofre de patologias digestivas graves.
Você não deve comer se tem odor desagradável.
Emprega-se o kefir mãe que tenha garantia de qualidade, cultura e procedência.
O iogurte congelado perde a maioria das colônias de microorganismos benéficos.
O conteúdo de cálcio do iogurte reduz a absorção de medicamentos, como fluoretos, bifosfatos, tetraciclinas e inibidores da girase. Evita tomar kefir duas horas antes e duas horas depois de tomar estes medicamentos.
Por ser rico em vitamina K, as pessoas que tomam anticoagulantes devem reduzir o seu consumo de kefir em um copo diário.