Alguma vez você já olhou para aquelas suas fotos antigas da formatura ou da faculdade e pensou: “nossa, o que aconteceu? Como e quando ganhei tanto peso?” Se sim, não está sozinho. É considerado bastante comum, até normal, que as pessoas comecem a engordar quando dentro da universidade e até mesmo depois da graduação.
Estudos indicam que é comum engordar na universidade
De fato, tudo começa no teu primeiro ano de faculdade. Um estudo mostrou que calouros universitários ganham uma média de 15 kg, um fenômeno que os pesquisadores apelidaram de “calouro 15”. Embora isso não aconteça de forma confiável a todos, aparentemente é muito comum o suficiente para ganhar interesse médico e científico.
Infelizmente, não acaba aqui. À medida que te afastas dos teus tempos de liceu, as libras continuam a chegar. No entanto, devias saber que a culpa não é só tua. Há uma variedade de eventos que podem desencadear o ganho de peso à medida que você progride através da idade adulta..
Motivo 1 – Mudança de hormônios
Durante a adolescência, o teu corpo está a bombear testosterona e outras hormonas de gordura a um ritmo alarmante. Isto torna-o mais ativo, mantém o seu metabolismo elevado e promove a massa muscular que consome excesso de calorias. No entanto, quando atingimos a idade adulta, essas hormonas começam uma espiral descendente.
Os níveis de testosterona começam a cair, levando a sua energia e metabolismo com eles. Isto torna muito mais difícil ficar magro e perder peso extra. Este padrão torna-se especialmente pronunciado em seus 20 e poucos anos e continua até seus 40 e poucos anos, e é por isso que muitas pessoas acham mais difícil de gerir o seu peso à medida que envelhecem.
Motivo 2 – Consumo excessivo de álcool e alimentos sob pressão/ansiedade
É um fato aceito que a faculdade normalmente envolve grandes quantidades de Cerveja, e esta é outra coisa que te vai engordar.
O álcool, particularmente a cerveja, resulta em níveis elevados de estrogênio quando consumido regularmente. Isto é responsável pela chamada “barriga de cerveja” que muitas vezes se desenvolve em bebedores masculinos. O estrogênio faz-te ganhar peso e também baixa a testosterona a queimar gordura.
Além dos efeitos prejudiciais óbvios que o álcool tem no seu corpo, a dependência psicológica é a pior. Se você ou alguém que você conhece está dependente do álcool, confira os links para o direito para obter informações.
Razão 3 – Sedentarismo
Quando você está no ensino médio, você tem o benefício de aulas diárias de Educação Física. Eles exigem que você seja fisicamente ativo por pelo menos meia hora, o que acontece ser a duração padrão de exercício recomendado.
Em seguida, há esportes do ensino médio, a maioria dos quais envolvem atividade física rigorosa em uma base regular. Naturalmente, vai estar em melhor forma nestas circunstâncias. Após o fim do ensino médio, muitas pessoas deixam de fazer essas coisas, ou porque preferem não fazê-las ou porque a vida fica no caminho.