A feijoa é uma planta originária do Brasil, Uruguai e Argentina. Tem propriedades medicinais e nutricionais e, com ela você pode preparar geléias, compotas, sorvetes e bebidas. Destaca-se por seu alto teor de vitamina C.
O que é?
É conhecido como pepino, goiaba, feijoa ou goiabeira do Brasil. Trata-Se de uma espécie arbustico. Ramificada que chega a atingir 4 m de altura. É originária das terras altas do sul do Brasil, Uruguai e argentina. Suporta o frio e é sensível a ambientes secos e em temperaturas elevadas.
É uma planta com uma casca de cor cinza-claro, escamosa e áspera. Tem um folhagem persistente e ramos rígidas. Tem folhas simples de forma ovóide. A polinização é realizada por pássaros e insetos, principalmente por abelhas.
Tem uma baga oblonga de 4 a 7 cm de cor verde-escura até a maturidade. Tem um aroma muito agradável. Para que a planta fructifique requer um clima fresco. A polpa é muito carnuda, de cor branca ou amarelada.
Propriedades e benefícios
A feijoa tem um sabor ligeiramente adocicado, que pode pesar entre 40 e 50 g de peso com uma polpa gelatinosa, ideal para a preparação de geléias, compotas e geléias. A feijoa pode ser consumida crua ou cozida, evitando a casca.
É rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B9, C e E. possui minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio e zinco.
Usos terapêuticos
Devido aos seus componentes e pela ação da clorofila contida traz benefícios ao sistema nervoso central. Pode combater a fadiga, a irritabilidade, melhora o humor e é antidepressivo.
Melhora os estados da gripe
Devido ao seu conteúdo de vitamina C pode melhorar os estados de gripe. A vitamina C combate os radicais livres.
RECOMENDADO Benefícios do guaraná
Para a tiróide
Traz leves quantidades de iodo, o que ajuda a tratar os distúrbios da glândula tireóide.
Para o sangue
Previne a anemia e aumenta os níveis de glóbulos vermelhos. Melhora as funções renais.
Para o sistema digestivo
Estimula a criação dos ácidos do estômago, ajuda na digestão dos alimentos.
Permite tratar a prisão de ventre, pois a sua fibra vegetal possui ação laxante, acelerando o trânsito intestinal.
A fibra vegetal devido ao seu alto teor de pectina elimina o colesterol ruim, regulando e reduzindo os altos níveis de colesterol
Para as mulheres grávidas
A feijoa contém uma elevada quantidade de folatos, substâncias necessárias para as mulheres grávidas em fase de gestação.
Para a beleza
É utilizada na indústria da beleza facial e corporal. Aplicada topicamente é um regenerador, esfoliante e hidratante da pele.
Você pode preparar a seguinte máscara de feijoa para revitalizar e rejuvenescer o rosto:
Ingredientes:
½ Feijoa.
Uma colher de chá de mel.
Preparação:
Lava a feijoa, corte-as pela metade, tritura e adicione o mel. Mistura. Lava a pele do seu rosto e esfolie com bicarbonato. Uma vez que se encontre limpa se aplica a feijoa por seu rosto. Deixe agir por 15 minutos e retire com água abundante.
Valor nutricional
Cada 100g de feijoa incluem:
Energia 49,0 Kcal
Proteínas 1,24 g
Hidratos de Carbono 6,13 g
Fibra 4,50 g
Gordura total 0,780 g
Vitaminas
Vitamina B1 0,008 mg
Vitamina B2 0,032 mg
Vitamina B3 0,289 mg
Vitamina B6 0,050 mg
Vitamina B9 38,0 ug
Vitamina C 20,3 mg
Minerais
Cálcio 17,0 mg
Fósforo 20,0 mg
Magnésio 9,00 mg
Ferro 0,080 mg
Potássio 155 mg
Zinco 0,040 mg
Sódio 3,00 mg
RECOMENDADO Alimentos com cloro
Como é que se come?
É possível consumir de forma completamente natural, também cozido, preparado como compotas, geleias e compotas. Pode ser usada como máscara facial ou para preparar sucos.
Como fazer o suco de feijoa?
O suco de feijoa não só rejuvenesce, mas que também refresca e tonifica o organismo.
Ingredientes:
½ Copo de água.
1 colher de chá de chia.
4 feijoas.
Suco de 2 limões.
Preparação:
Lava as feijoas e corte as extremidades. Deixe a casca e córtalas em caixas. Leva todos os ingredientes no liquidificador e misture. Serve e toma todas as manhãs e noites.
Contra-indicações
Não recomendado para pessoas que sofrem de diabetes, devido à elevada presença de carboidratos e sacarose. Sobretudo se deve evitar quando a fruta está madura.
Aqueles que sofrem de hipersensibilidade ao iodo devem evitá-la.
Devem evitar aqueles que sofrem de úlcera duodenal, úlcera gástrica, gastrite ou inflamação do esófago.
Tem que ser evitado em caso de aumento da pressão intracraniana, doenças do sistema nervoso central, doenças do fígado, durante a amamentação e durante a gravidez.
Deve ser evitado em caso de insuficiência renal aguda e aumento de coagulação sangüínea e no caso de infarto do miocárdio.
Devem evitar aqueles que sofrem de intolerância individual a esta fruta. Os sintomas da intolerância são dor de cabeça, vermelhidão, acne ou problemas de respiração.
Deve-Se levar em conta que é uma fruta muito perecível, por isso se retira da planta quando ainda está verde. Não é recomendável comprar a fruta já madura, porque ao momento do consumo pode estar excessivamente madura e não trazer nenhum benefício.
Fonte:
(1) https://es.wikipedia.org/wiki/Acca_sellowiana
(2) http://www.elcampesino.co/la-feijoa-y-sus-propiedades-ayuda-a-prevenir-la-depresion/
(3) http://www.elciudadano.cl/salud/feijoa-10-beneficios-de-un-fruto-que-deberias-conocer/04/27/
(4) https://cromos.elespectador.com/estilo-de-vida/desintoxica-tu-cuerpo-con-la-feijoa-24440
(5) http://lladys.com/es/pages/616527
(6) http://www.rdnattural.es/blog/feijoa/