Propriedades da soja e seus benefícios

A soja ou soja são leguminosas comestíveis que são uma grande fonte de proteína. Ela fornece uma grande quantidade de nutrientes e benefícios para a saúde. Além disso, a soja é usada em vários pratos, como molhos ou o ingrediente principal. Esta é considerada uma importante fonte de proteína para veganos. Vamos dar uma olhada nos vários benefícios nutricionais da soja.

A soja é uma das melhores verduras para o mundo, por suas grandes quantidades de proteínas e sua ampla gama de aminoácidos. Os que optam por uma dieta vegetariana sabem que não podem escapar da proteína e, por isso, a soja é uma excelente opção para substituir o leite ou a carne.
O que esta feito a soja?

A soja é composta por proteínas, óleos, minerais, vitaminas, substâncias hormonais, açúcares (chamados oligosacaridos), óleos mono e poli insaturados e metais pesados, entre eles o fluoreto, manganês, cádmio e alumínio. (Muitos desses prejudiciais para a saúde)
As propriedades da soja
A soja é uma fonte rica de energia. O consumo de 100 gramas, fornece cerca de 450 calorias. Além disso, o óleo de soja contém uma grande quantidade de proteína. Ela também é uma excelente fonte de fibra alimentar, gorduras e vitaminas.
Benefícios da soja para os ossos
A soja é uma fonte rica de cálcio. Ela ajuda a fortalecer os ossos e aumenta a densidade óssea. As isoflavonas são encontradas em plantas, como a soja, o que aumenta a densidade do osso. Portanto, a soja é muito útil para mulheres que tenham problemas com osteoporose.

RECOMENDADO Propriedades do farelo de aveia
Benefícios da soja para a diabetes
A soja é útil contra diabetes tipo 2 (diabetes mais comum). Esta ajuda no aumento do metabolismo e da produção de insulina no fígado. A insulina ajuda na regulação da glicose no corpo. O Equol e daidzeína presente na soja ajuda na sensibilização à insulina. Assim, a adição de soja na dieta pode ser realmente útil para os pacientes diabéticos.
As propriedades da soja para a circulação
Este alimento é excelente para melhorar a circulação no corpo. Diferentes estudos têm demonstrado que a substituição da proteína animal por este alimento pode chegar a reduzir até 20% os níveis de colesterol no sangue. Os níveis de isoflavona ajudam a reduzir o colesterol ruim e triglicerídeos, o sangue flui com mais facilidade, aumentando a flexibilidade das artérias.
Isto explica que os vegetarianos se aproveitam da melhor forma de as propriedades da soja, já que possuem um melhor estado em suas artérias. No entanto, este alimento não é apenas útil para os vegetarianos.
Tem sido demonstrado que as pessoas que consomem soja e carne de origem vegetal, podem reduzir ou manter o colesterol, se incluem uma ração diária desta leguminosa. De certa forma, as propriedades da soja neutralizam os efeitos negativos que fornece o colesterol da carne animal
A soja é um poderoso alimento anti-cancerígeno
Estudos feitos no Japão, país onde as pessoas normalmente consomem muita sopa de soja, mostraram que o consumo diário de este pode chegar a reduzir significativamente o risco de desenvolver câncer de estômago. Também pode ajudar a impedir o crescimento das células cancerosas, especialmente os que causam câncer de útero, cólon, próstata, o câncer de mama.
RECOMENDADO Propriedades do fermento
A soja efetiva para o fígado
As proteínas de origem animal, produzem bastantes quantidades de amônia, o que o corpo é muito difícil que possa expulsar, prejudicando partes de nosso corpo. Com as proteínas de origem vegetal, neste caso, a soja, fornece grandes quantidades de proteínas, mas as quantidades de amoníaco são reduzidas, por isso é mais fácil para o fígado fazer o seu trabalho.

A soja promove uma digestão saudável
A soja é uma boa fonte de fibra dietética, portanto, é útil para a digestão. Ela ajuda na prevenção de doenças e constipação diverticular.

Outros benefícios da soja
A soja é uma boa fonte de minerais como o Cálcio, Magnésio, Zinco, Potássio e Fósforo. O consumo de soja aumenta a imunidade do nosso corpo.
A soja contém lecitina que é bastante benéfica para a memória. Já que ajuda as células do cérebro a ser mais ativas e eficientes.
Doenças como a doença de Alzheimer pode ser prevenida pela ingestão de soja. Ela contribui para formar os tecidos e órgãos mais fontes devido à presença de lecitina.
A soja é boa para a pele. Já que contém isoflavona, que ajuda a reduzir os pigmentos da pele e o envelhecimento.
A soja tem propriedades anti-oxidantes, portanto, ajuda na redução de radicais livres do corpo.
A soja é rica em potássio, que ajuda a absorver sódio em nosso corpo. Portanto, a soja é muito benéfica na redução da pressão arterial alta.