Propriedades do cardo mariano

Conhecido cientificamente como Silybum marianum, o cardo mariano é uma planta herbácea anual que pertence ao gênero Silybum e à família Asteraceae. Seu caule pode ser simples ou ramificado e chega a atingir os 3,5 m de altura.

Tem caules de secção circular muito folhelhos. As folhas pode medir até 40 por 12 cm. trata-Se de uma espécie nativa dos países da orla do Mediterrâneo, Ásia, Sibéria e Índia e foi naturalizado pelo resto do mundo. Cresce em lavouras, estradas e terra baldia muito nitrificados e desde o nível do mar até 1300 metros de altitude.
Os benefícios do cardo mariano são muito reconhecidos em seu uso medicinal, no entanto, não existem estudos de metodologia que verifiquem suas propriedades.
Fígado
As sementes de cardo mariano tem sido utilizado há séculos para fins medicinais. Destas sementes obtêm-se substâncias como silimarina e isosilibinas que são usados para tratar afecções crônicas do fígado e da vesícula biliar.
Contêm também silibinina uma substância que se emprega em casos de intoxicação por consumo de amanitas (especialmente Fungos venenosos, mas atraentes à vista)
É um dos mais poderosa hepatoprotectores naturais conhecidos. Atua sobre a hepatite, cirrose, o fígado gorduroso e envenenamento hepático.
Reduz o dano hepático e renal, causada por consumo de medicamentos antivirais, antibióticos, antinflamatorios e analgésicos. Recomenda-Se seu consumo em caso de quimioterapia.
Saúde renal
O consumo de cardo mariano intervém de forma positiva em casos de cálculos ou pedras nos rins e vesícula.
RECOMENDADO Propriedades de chá de orégano
Protege as células dos rins em caso de insuficiência renal.

Propriedades nutricionais
É muito rico em hidratos de carbono, gorduras e proteínas, por l, que é considerado como um suplemento nutricional ideal. É rico em fibras, ideal para regularizar e proteger a flora intestinal.
É rico em vitamina C e beta-caroteno. Essas vitaminas estão protegendo a pele e aumentam as defesas do sistema imunitário.
É rico em minerais como magnésio, cálcio, potássio e selênio. Também contém flavonóides e esteróis vegetais.
Desintoxicante celular
Estimula a produção de glutationa, um desintoxicante das células. De acordo com alguns estudos realizados em animais, o consumo do cardo mariano promove o aumento da glutationa no estômago, o fígado e os intestinos.
Fortalece as membranas externas das células, impedindo que as toxinas não entrem nelas.
Reduz o excesso de ferro no organismo
O excesso de ferro pode causar danos no fígado. O cardo mariano é um potente antioxidante que protege o fígado e favorece a eliminação do ferro através das fezes.
Seu poder antioxidante luta contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Potencializa a ação de outros antioxidantes.
Diminui o risco de diabetes
Danos nas funções do fígado aumenta o risco de diabetes. Devido à sua riqueza em ômega 3, diminui o risco de diabetes. Normaliza além da glicemia, ou seja, baixa o açúcar no sangue.
Reduz a insulinoresistencia no caso de pacientes com diabetes tipo 2.

Outros benefícios do cardo mariano são:

É antihemorrágico, pelo que se recomenda em caso de períodos abundantes.
Previne a peroxidação lipídica.
Induz a apoptose em células cancerosas.
Previne o câncer.
Reduz os níveis de colesterol.
É usado para tratar complicações em pacientes com AIDS.
Tem propriedades anti-inflamatórias e immunomodulatory.
Tem um efeito laxante leve.
RECOMENDADO Benefícios da Maca Peruana