Conhecido como leptospermum scoparium,o manuka é um arbusto que pode chegar a mais de 4 metros de altura e que é originário da Nova Zelândia, sendo encontrado na parte norte e sul do país, estando disponíveis três quimiotipos diferentes em função da área de onde provém o arbusto.
Do manuka-se para a sua mel, uma substância muito apreciada por suas propriedades antibacterianas. O óleo de este arbusto é muito menos conhecido e, portanto, os benefícios do óleo de manuka apenas começam a ser avaliados, testados e descobertos. No entanto, sabe-se que tem um grande valor terapêutico.
Os maori têm um provérbio baseado na natureza da planta manuka: “Não julgue um homem por sua baixa estatura, pode ser tão forte como o manuka.”
História do azeite
O povo indígena da Nova Zelândia, Os Maori, conhecem os benefícios do Manuka, desde há centenas de anos preparações tradicionais desta planta foram utilizaos para tratar diversos problemas de saúde.
As folhas são utilizadas para preparar chás, com o fim de tratar infecções urinárias, micose e fibra.
As folhas moídas são usadas como cataplasma para tratar feridas, eczemas, coceira e irritação.
O vapor produzido pela as decocções de folhas que se aspira para tratar o resfriado, a gripe, dores nas articulações e nas costas.
Como se obtém o óleo de Manuka?
É obtido por destilação por correntes de vapor.
A destilação é um processo que permite separar os diversos componentes de uma mistura líquida na base em seus pontos de ebulição.
A destilação por correntes de vapor é um processo empregado para separar substâncias pouco solúveis em água e com pontos de ebulição altos que se decompõem se aplicam a outros processos de destilação. O processo de destilação por correntes de vapor consiste em aplicar a substância jatos de vapor para aquecer indiretamente, ao produto de forma que este entre em ebulição.
Este processo dá origem a duas substâncias, um líquido orgânico e um líquido aquoso, ambos completamente insolúveis, pelo que não se misturam entre si.
RECOMENDADO Propriedades curativas da mashua
É por isso que o óleo de manuka pode manter todas as suas propriedades benéficas, pois aplica-se um processo de extração adequado para as suas características naturais.
Tipos de óleo de acordo com a sua origem
Dependendo da origem do óleo, obteremos três biotipos diferentes.
Óleo do norte: É um óleo rico em pinenos (monoterpenos), esses componentes encontram-se em grande medida em óleos aromáticos e que constituem vapores voláteis.
Óleo do leste e da região sul de Marlborough: Este óleo contém elevadas quantidades de tricetonas.
Óleo do resto da Nova Zelândia: É um óleo rico em algumas algas vermelhas., assim como os monoterpenos, os grupos funcionais nelas presentes se encontram de forma natural, como um componente comum em óleos aromáticos vegetais.
O óleo mais valorizada por sua quimiotipo é aquele rico em tricetonas, pois suas propriedades antiinfecciosas são as mais poderosas.
O teor de substâncias químicas benéficas do que os óleos são:
Benefícios do óleo de manuka
Anti-infeccioso
De acordo com alguns estudos levados a cabo sobre o óleo essencial de manuka este é muito mais eficaz do que o óleo da árvore do chá para o tratamento de infecções. De acordo com alguns estudos, este óleo é 33 vezes mais poderoso do que as baterias gram.
Você pode usar esse óleo para combater fungos com 10 vezes mais chances de sucesso que, mediante o uso de óleo da árvore de chá.
Essas propriedades devem-se à presença de tricetonas:
Leptospermona
Isoleptospermona
Flavesona
Antibacteriano
O óleo essencial de manuka foi estudado cuidadosamente em laboratórios, ficando demonstrado que tem uma actividade anti-bacteriana seletiva, ou seja, ataca bactérias negativas para o nosso organismo e ignora as benéficas.
O óleo essencial tem um grande efeito sobre:
Saúde
Aspergillus niger
Bacillus subtilis
Candida albicans
Escherichia coli
Klebsiella pneumoniae
Listeria monocytogenes
Micrococcus luteus
Microsporum canis
Proteus vulgaris
Pseudomonas aeruginosa et fuorscens
Sarcina lutea
Staphylococcus aureus
Staphylococcus methicilin-resistant
Streptococcus faecalis
Tricophyton rubrum ymentagrophytes
Vibrio furnissii
O óleo essencial tem efeito sobre todas estas bactérias grande e gram–, bem como alguns fungos.
Por isso, o óleo de manuka é receitado em casos de infecções microbianas em geral, sejam virais ou bacterianas.
Em casos de pele sensível, acne, furúnculos, eczemas, pruridos, herpes, psoríase, herpes zoster, urticária, micoses, pele oleosa e furúnculos.
RECOMENDADO Propriedades do óleo de rosa mosqueta
Recomenda-Se em casos de pé-de-atleta e infecções inguinal devido ao seu rápido efeito e conhecido eficiência.
Pode ser usado para tratar cortes, feridas, picadas, queimaduras solares e picadas de inseto.
Analgésico
Alivia dores musculares já articulares, é muito mais eficiente so acompanha-se de massagear a área afetada.
Atua também como um anti-inflamatório.
Anti viral
Alivia doenças como resfriados, gripes, bronquite, sinusite e rinite. É um na muito reconhecido.
Ambientador
Pode ser utilizado como aromatizante em sua casa, pois limpa a atmosfera do seu lar, ajudando-o a manter o seu espaço livre de bactérias.
Sistema imunitário
Para imuno-comprometidos, o óleo de manuka ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo.
Aliviar o stress
O óleo essencial alivia o estresse e a ansiedade, além de aliviar problemas de saúde em pessoas que sofrem de alergias provocadas por estas condições nervosas.
Energético
O aroma do óleo de manuka ajuda a equilibrar o sistema nervoso e o ritmo cardíaco em caso de medos, fobias e palpitações. Diz-Se que o aroma deste óleo devolve a dignidade, a honra, a força e a confiança, bem como pode vencer a susceptibilidade.
Características espirituais
O óleo essencial de manuka tem um efeito sagrado em quem o inala, muito semelhante ao que produz a mirra e o incenso.
Contra-indicações
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas e crianças menores de 6 anos.
Como é que utilizo o óleo essencial de Manuka?
Pode ser aplicado sobre a pele sem nenhuma consequência, no entanto, as pessoas com alergias cutâneas devem experimentá-lo sobre a parte interna do pulso antes de usá-lo para tratar qualquer condição de saúde.
Para tratar micoses recomenda-se aplicar duas gotas duas vezes ao dia sobre a área afetada.
Para as gripes e constipações, recomenda-se misturar 35 gotas de óleo de manuka com 35 gotas de óleo vegetal de castanha-do-damasco ou outro óleo benéfico. Devem ser aplicadas 8 gotas dessa mistura no peito e após 8 nas costas até 8 vezes ao dia.
Se você quiser um banho aromático para acalmar suas articulações basta misturar sal marinho grosso, 10 gotas de óleo de manuka e 10 de óleo de katrafay ou de eucalipto. Adicione esta mistura à água do seu banho e para a 20 minutos mergulhado nele.