Propriedades e contraindicações da acelga

A acelga é um vegetal cultivado no mediterrâneo. É uma planta de folha verde muito popular que pode ser adicionada a cru para legumes ou como ingrediente de salteados, para ensopados. A forma da folha é oval e de um penetrante cor verde, o caule central pode ter várias cores, desde branco até cor-de-rosa pálido.

A acelga agora é cultivada em quase todo o mundo, devido à proliferação de cultivos melhorados e a um melhor controle dos microclimas necessários. Os benefícios da acelga são múltiplas e é um dos fatores que incentiva o consumo. Recomenda-Se consumir acelgas no inverno, pois adquirem uma cor escura maior em suas folhas, o que significa que contêm uma concentração maior de vitaminas e minerais.
Benefícios nutricionais da acelga
A acelga é um daqueles alimentos fundamentais que nunca deve faltar em nossa dieta. Suas propriedades nutricionais são as seguintes para uma porção de 100 g:
Água 92, 6 g

Calorias 19 cal

Gorduras 0,20 g

Proteínas 1,89 g

Hidratos de carbono 3,74 g

Fibra 1,6 g

Minerais:

Potássio

Fósforo

Ferro

Zinco

Manganês

Sódio

Cálcio

Cobre

379 mg

46 mg

1,80 mg

0, 36 mg

0,366 mg

213 g

51 mg

0,179 mg

Vitaminas

A

B1

B2

B3

B6

E

Ácido fólico

C

3300 UI

0,040 mg

0,090 mg

0,400 mg

0,099 mg

1,89 mg

14 mcg

30 mg

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
A acelga é rica em antioxidantes. Por regra geral, toda a verdura ou fruta com cores fortes contêm grandes proporções de antioxidantes, que lhes conferem propriedades medicinais, as quais nos ajudam a combater a velhice, a deterioração da pele, doenças inflamatórias e doenças degenerativas. A acelga contém beta-caroteno, vitamina E e C, zinco, luteína, quercetina, zeaxantina, campferol, e outros.

A acelga permite manter as células vermelhas do sangue, pois é rica em ferro e zinco. Este vegetal é essencial na dieta de quem sofre de anemia ou deseja evitá-la. Paralelamente, manter o sangue saudável cura de distúrbios de concentração, melhora a oxigenação dos órgãos, cura da fadiga e distúrbios do estômago.
Este vegetal também promove um adequado metabolismo dos alimentos, de fato, se comemos legumes é recomendável consumir acelga, pois facilitam a digestão e a absorção das proteínas presentes nelas. Isto torna as acelgas um alimento ideal para a hora de fazer dieta, já que não só contribuem com muitos nutrientes e poucas calorias, perda de peso, mas que nos mantêm saudáveis ao promover uma adequada digestão.
A acelga regula os níveis de açúcar no sangue, já que contém antioxidantes, fibras e ácido siríngico, químicos especiais que promovem uma adequada metabolização dos açúcares. Se sofre de diabetes de tipo II ou estamos em risco de sufrirla, só devemos aumentar a ingestão de vegetais de folha verde, isso vai nos ajudar a controlar a doença e prevenir o seu desenvolvimento.
Graças à grande concentração de antioxidantes, fitonutrientes e potássio, este vegetal ajuda a regular a pressão arterial e a manter ou melhorar a saúde do sistema cardiovascular. Isso ajuda aprevenir ou controlar a hipertensão e a evitar acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.
Outro benefício de seus antioxidantes é que dão a acelga um grande poder anticancerígeno. O câncer pode ser evitado se se consumir frutas e vegetais ricos em antioxidantes, pois estes impedem a deterioração das células causados pelos radicais livres. O consumo de acelga previne o câncer de cólon.
Consumir acelga nos dará um cabelo mais brilhante e com uma textura sedosa, graças ao seu alto conteúdo de biotina, um químico que estimula os folículos para que produzam o sebo necessário para proteger e manter o cabelo.
Se consumir acelga manter uma ótima saúde ocular, pois impede a degeneração macular, a cegueira noturna e o glaucoma.
Seu alto conteúdo de cálcio confere à acelga propriedades necessárias para a manutenção, crescimento e desenvolvimento dos ossos.
Contra-indicações das acelgas
As acelgas são ricos em oxalatos, os quais, ao se combinar com o cálcio do corpo, formam os temidos cálculos renais, Isso significa que se você é propenso a sufrirlos não deve consumir acelgas, e se consome, deve ser em porções menores a 50 mg diários (1/4 de xícara).

As acelgas não devem ser cozidos e, em seguida, reservar na geladeira. As acelgas são fermentados e apodrecem com facilidade se estão cozidas. Também se deve levar em conta que os caules devem cozer cerca de 20 minutos, mais do que as folhas.