Utilizada desde a Idade Média, para tratar das doenças dos músculos e das lesões. É uma planta que usamos as suas flores e folhas, dependendo de o que precisamos dela. Nas lojas de alimentos saudáveis, podemos encontrá-la em forma de pomada, creme, óleo ou gel, os quais utilizaremos dependendo das propriedades do arnica que desejarmos aproveitar como remédio natural para várias doenças.
Propriedades do arnica
Anti-inflamatórias
Um composto denominado helenanina permite que esta planta a reduzir as inflamações e dor nas articulações, nenhum desconforto, bolhas deixadas por queimaduras e congelamento e outras lesões.
Antimicrobianas ou antibióticas
Aplicada em forma de gel, permite combater algumas doenças da pele. Também foi descoberto que pode tratar problemas de boca e garganta, como aftas, piorrea nos dentes e problemas de gengivas se tornam gargarejo com arnica, tendo especial cuidado para não engolir o líquido.
Se realizam lavagens vaginais, estes aliviam a sensação de ardor na área causado por alguns fungos e infecções. É importante lembrar que é apenas um paliativo enquanto se consegue a consulta com o ginecologista e que deve ser muito diluída, porque a mucosa da vagina tem uma grande capacidade de absorção.
Cicatrizantes
É conhecido o seu poder para eliminar as cicatrizes, sendo utilizada sobre as estrias que deixa o crescimento acelerado da pele durante a puberdade e a gravidez, de acordo com estudos, a arnica tem o poder de desaparecerlas.
Propriedades analgésicas
Alivia as dores de lesões como entorses, luxações, choque e outras, também estão em estudo dessas propriedades sobre as lesões ocasionadas durante as cirurgias, avaliando a sua capacidade analgésica sobre as mesmas.
RECOMENDADO Efeitos e benefícios da zarzaparrilla
Melhora a circulação: Por seu poder rubefaciente estimula a circulação sanguínea, o que diminui o tamanho de nenhum desconforto e até mesmo impede a sua aparição, esta propriedade é útil também para aliviar problemas circulatórios como varizes.
Cosméticas
Aplicada sobre a pele, poderá remover o acne e eczemas. Também existem shampoos de arnica que promovem a regeneração celular e a hidratação do cabelo.
A arnica também é conhecido como tabaco de montanha, já que as pessoas que habitam essas áreas fumam as folhas destas plantas para tratar problemas respiratórios.
Atualmente estão estudando as propriedades do consumo de arnica para lutar contra o câncer de pulmão e de cólon, tonturas, epilepsia, o aumento do fluxo de sangue nas artérias coronárias depois de uma angina de peito. Cabe destacar que a arnica é muito tóxica para a saúde quando consumido diluído numa proporção adequada ou como o famoso Chá de Arnica, portanto é ideal consultar com o médico ou o médico para evitar problemas como:
Vómitos
Nerviosimo
Diarreia
Mal-estar geral
Morte por intoxicação.
Já que esses profissionais podem receitar a proporção adequada do produto que podemos consumir sem qualquer risco, com o fim de aproveitar ao máximo seus benefícios medicinais.
Aplicada sobre a pele também pode causar algumas reações adversas como vermelhidão, coceira e bolhas, por isso é conveniente não usar em excesso e verificar que não sofram de uma excessiva sensibilidade a esta planta. Seu uso é contra-indicado para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.
Os cientistas ainda não descobriram como esta planta alcança seus efeitos desinflamatorios, adstringentes e descongestionantes, suas propriedades são conhecidas por cultura geral, ao ser um dos remédios caseiros e naturais por excelência, por isso é conveniente usar com muita cautela.
RECOMENDADO Propriedades medicinais da echinacea