LinkedIn é uma rede social que funciona como uma ferramenta para entrar em contato com profissionais e colegas e encontrar oportunidades de trabalho. Se você estiver interessado em se relacionar com outras empresas, fazer negócios ou encontrar um emprego, esta é a rede social deve ser o ponto-chave da sua estratégia. O melhor é que não será preciso enviar currículo 2020 para as empresas, pois o seu perfil em si já servirá como um portfólio para as empresas.
Como funciona o Linkedin?
Como toda rede social, o LinkedIn é uma comunidade que reúne pessoas e lhes dá a possibilidade de estar em contato com oportunidades de emprego e empresas contratantes, criando uma rede profissional.
Mas o que a torna especial é que os seus contatos estão relacionados com oportunidades de emprego e relações de trabalho.
Se bem é certo que, LinkedIn, você terá a opção de carregar o seu currículo, não se trata de outra aplicação mais com um monte de folhas de vida.
Além disso, servirá para fazer relações, encontrar um emprego, encontrar negócios que lhe interessam e fortalecer e promover a sua marca pessoal como profissional.
As pessoas usam esta rede social para compartilhar ideias, conhecimentos e oportunidades de trabalho. Qualquer pessoa, então se trate de um estudante de primeiro ano de faculdade, o dono de uma pequena loja online ou física, ou os donos de grandes empresas que têm interesse e encontrar oportunidades no LinkedIn.
Funciona da mesma forma que os eventos de sua área de trabalho, em que você conhece profissionais e negociantes, e trocam cartões.
Mas no LinkedIn para se conectar com pessoas e negócios de interesse enviar um pedido de forma muito parecida com a do Facebook.
O LinkedIn irá ajudá-lo a encontrar contatos com seu e-mail e sua agenda telefônica.
Depois que você tiver conectado com as outras pessoas têm um perfil para mostrar a eles o que você faz, e você pode entrar no perfil de seus contatos para conhecê-los melhor.
Quando você encontrar pessoas ou negócios que lhe interessam, você pode enviar mensagens privadas para iniciar seu networking.
Em suma, o LinkedIn é a melhor forma de mostrar o seu currículo, a sua experiência e os seus interesses profissionais.
Porque é uma plataforma dinâmica, fácil de usar, permite que você compartilhe seu portfólio, você pode receber recomendações de pessoas que tenham trabalhado contigo e os perfis estão entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca como o Google.
Como usar o Linkedin para procurar trabalho
Ao criar a sua conta no LinkedIn a plataforma oferece gratuitamente diversas ferramentas como editar o seu perfil, procurar emprego, encontrar pessoas, usar o seu perfil como o seu currículo, participar em grupos e ter conversas. Te ensinarei o mais importante sobre todas estas funções para que você possa lidar com o LinkedIn como um especialista.
Se você já criou a sua conta, você deve saber que este é apenas o começo, há muitas maneiras em que você pode espremer esta rede social para alcançar seus objetivos profissionais.
Para começar você pode encontrar seus antigos colegas de classe, professores e colegas.
Se quando você criou sua conta enviou convites por e-mail, muitos deles já serão seus contatos.
Você também pode usar as seções de “pesquisa” ou “Minha Rede”, para encontrar as pessoas que você conhece.
Uma das características mais especiais do LinkedIn é que você pode usar sua conta como um currículo, já que você tem a opção de criar um link que você pode adicionar aos seus pedidos de emprego.
O link do teu perfil das outras pessoas poderão interagir com o seu currículo e ler as recomendações que recebeu.
E como se isso não fosse suficiente, trabalhará como o seu próprio agente, porque procura as ofertas de emprego que te podem interessar e te enviará notificações.
Você também pode compartilhar publicações com seus interesses, solicitando fornecedores, distribuidores ou talentos para contratar.
Na página principal, que é a seção “página inicial”, você pode ver as publicações de seus contatos e você poderá comentá-las, dar-lhes um like ou recomendá-las.